Uma casa surpreendente em oásis do Marrocos. Eu conheci um Ksar chamado Ait Ben Haddou, que é uma cidadela fortificada tradicional na cultura Berbere.

Assista ao vídeo do canal:

Ait Ben Haddou é um dos Ksars mais lindos do país e era parada estratégica das caravanas nos oásis entre o deserto do Saara a Marrakech. Foi lá que conheci o Mohamed e fui visitar a sua casa.

Dentro dos Ksars existem os Kasbahs que são construções maiores, com quatro torres. Normalmente feitos somente com madeira, barro e palha.

Mesmo feitos de barro, eram erguidos verdadeiros prédios com três ou quatro andares.

Tive o privilégio de conhecer o Mohamed que nos hospedou em seu Kasbah original, no meio do oásis, e que está em sua família há cerca de 400 anos.

Viaje comigo nestas fotos e observe os detalhes da construção.

Veja como ele reformou preservando a história e transformando esta construção em uma pousada simples e ao mesmo tempo luxuosa pela originalidade.

Ali não há luz elétrica. Somente velas e gás, o que dá um charme a mais a este lugar em um oásis fértil, mas cercado de deserto e aridez por todos os lados.

Repare nos tapetes, na forma irregular da construção feita à mão.

O  chá é tradicional e servido várias vezes ao dia.

Fiquei encantado com a delicadeza do Mohamed cozinhando uma tajine marroquina por mais de duas horas para nos servir a luz de velas no jantar.

Ali tudo é feito por eles para nos proporcionar o melhor que a cultura Berbere consegue preservar.

Ait Ben Haddou é tombada pela UNESCO por seu valor histórico. Somente 5 famílias ainda vivem ali. Os outros se mudaram para o outro lado do oásis, com a chegada das construções em alvenaria, abandonando as construções de barro que parecem se dissolver como chocolate.

                                  

Mohamed vem mantendo aos poucos a tradição de seu povo e espalhando para o mundo sua forma original e inesquecível de receber.

Veja mais fotos e informações no Alexandre Disaro, do blog Viver a Viagem