DECORAÇÃO E PAZ INTERIOR ELEMENTOS DA NATUREZA NO CONCEITO DA CASA EM ESTILO JAPONÊS

Hoje quero levar vocês para um lugar quase mágico, vou mostrar a casa do produtor cultural Jo Takahachi, que fica em São Roque, bem pertinho de São Paulo.

A primeira coisa que você vê ao chegar, é uma linda árvore, onde tranquilo ele passa o tempo ali, brincando com os cachorros ou meditando. A sensação é de estar mesmo no Japão.

Ele me recebe com sorriso, delicadeza, e sensibilidade. Jô e daquelas pessoas que falam baixo, reverenciam, tem a cultura japonesa muito presente em sua vida.

Além de sua ascendência, ele promove a relação Brasil x Japão nas artes e eventos culturais. Você percebe essa relação em muitos detalhes de sua casa, incluindo os materiais escolhidos.

 

Para entrar primeiro se passa por uma ponte de madeira, cercada por verde, e um riacho de pedras.

Na parte de cima fica o quarto, muito charmoso com madeira clara, tatame, e uma persiana que permite que aquela deliciosa luz de fora entre mais suave.

Também é no andar de cima onde fica o banheiro, com essa bandeirinha azul (Noren) que significa água quente, ou banho. Os banhos quentes são uma grande tradição no Japão.

Mais a cima temos ainda um terraço de grama, que Jô fez para meditação em movimento. Poder pisar descalço na grama é uma experiência maravilhosa de conexão. é realmente alguém muito inspirador.

Com muita referência japonesa a mesa de jantar e as louças também são destaque por aqui.

“ A opção por uma vida simples, aquecer a água com o calor do sol, ter menos dependência da energia elétrica, captar a água da chuva, reaproveitar, tudo isso é um ciclo da vida, e tentar se inserir dentro desse ciclo” Jô Takahashi

Admirar a natureza, dar valorar a essas coisas simples que a natureza nos mostra, isso que é muito admirável.

Ele tem muito forte essa busca pelo espiritual, pelo pessoal, pelas relações, pelo trabalho, é uma pessoa que está em constante evolução.

“Valorizar os símbolos, o símbolo que une a gente do exterior para o interior, da terra para o céu, esse símbolo que durante séculos sustentam as culturas, acho que a gente tá nessa procura.” Jô Takahashi

É uma honra poder Mostar o aqui, por que é uma pessoa que mostra tantas pessoas, tantas artes, tantas manifestações culturais. Ao mostrar o ele parece que, estou mostrando todo esse universo iluminado.