CasasPequenos Apartamentos

APARTAMENTO PEQUENO COM SOLUÇÕES INTELIGENTES DE MARCENARIA

Por maio 22, 2019 Sem Comentários

Neste episódio de Pequenos Apartamentos, visitei o pequeno apartamento da Maria Paula. Você vai perceber como ela conseguiu se expressar com estilo e inventividade no espaço onde vive.

Junto com o arquiteto Guilherme Fiorotto, a Maria Paula conseguiu ter bastante espaço em um apartamento integrado de 36 m2. Para que cômodos minúsculos, quando você pode usar sua criatividade? Uma dica básica nessa missão: tirar paredes desnecessárias da frente.

“Quando a gente viu a planta pela primeira vez, tinha quarto, banheiro e cozinha separados por parede. Eu queria muito algo que tivesse espaço e fosse flexível”, revela a Maria Paula.

Logo ao entrar, o primeiro impacto: onde estão os móveis? Me senti numa caça ao tesouro.

E aqui vem a segunda sugestão da Maria Paula. Você consegue tornar seus espaços mais flexíveis com móveis leves que se encaixem num cantinho da casa.

Com dois ou três ajustes, o espaço onde ela relaxa pode ser o mesmo em que ela recebe seus amigos para um jantar ou seus colegas de trabalho para uma reunião.

Vejam que graça a peça retrátil de madeira! Quando não funciona como mesa de jantar ou de trabalho, ela vira um super complemento para o rack da sala. E as cadeiras dobráveis, escondidinhas num armário? Elas podem servir a mesa da sala ou serem usadas na varanda.

Tudo projetado para ser “legal, mas sem muita frescura”, como nos conta a Maria Paula.

O conceito “legal, mas sem frescura” foi aplicado lindamente em dois espaços integrados, o banheiro e a lavanderia.

Mas… banheiro e lavanderia num só ambiente? Isso mesmo! Apartamentos pequenos, soluções inteligentes. Veja como a Maria Paula ganhou conforto e amplitude com essa ideia – além de muito charme com seu toque pessoal na decoração.

Os móveis incluem uma confortável cama retrátil. Tudo muito rápido e prático de montar. Com poucos toques, o que era uma sala de estar ou escritório se transforma num quarto. O destaque dessa solução fica por conta do elástico, que deixa a cama retrátil organizada quando recolhida no armário.

Espaços pequenos podem – e devem – ser sensacionais. Fiquei especialmente impressionado com a solução para a cozinha da Maria Paula! Imagine só que charme revelar essa cozinha escondida para seus convidados!

A dica dela é personalizar o revestimento de fundo. Neste caso, um ladrilho hidráulico feito sob medida. A cor escolhida para o armário que esconde a cozinha dialoga com os tons do ladrilho. O conjunto final quebra com a paleta de cores mais sóbrias e confere um brilho alegre ao ambiente. Valeu demais o investimento.

A cozinha escondida é completa e tem diversos eletrodomésticos. Tem lugar até para aqueles enfeites que todo mundo gosta. Para otimizar o espaço, a geladeira enorme deu lugar a um frigobar com excelente capacidade. “A ideia é viver com menos”, ressalta a Maria Paula. “A gente precisa aprender que não é preciso muita coisa”.

No final das contas, o que era para ser um apartamento pequeno de 36 m2 agora tem escritório, sala, quarto, banheiro, lavanderia, cozinha, varanda – e a gente não se sente apertado!

O piso do espaço central é de madeira de demolição. “Um apartamento pequeno permite pisos mais robustos. É uma delícia tirar os sapatos e pisar nesta madeira. Coisas como a textura e a cor te fazem sentir em casa. Quando entro aqui e tiro o sapato, estou completamente em casa”, conta a Maria Paula.

Life by Lufe, apartamentos pequenos, Leroy Merlin, decor, decocação, arquitetura, marcenaria, amarelo

Não pude deixar de reparar nas luminárias em estilo estúdio de cinema escolhidas para esse ambiente. Elas foram encontradas na Leroy Merlin. A instalação externa foi reaproveitada do apartamento anterior. Ficou uma graça!

A Maria Paula explica que “morar neste apartamento é uma delícia. Ele se ajusta a mim. Foi um nascimento meu com o Guilherme [Fiorotto] pensando neste espaço. Quando estou aqui, eu leio, trabalho, descanso, cozinho… Um apartamento deste me ajuda a me conscientizar de que não preciso de muita coisa”.

Eu tenho um orgulho imenso dessa série Pequenos Apartamentos ser apresentada pela Leroy Merlin, pois muitas coisas que você viu no vídeo e nas fotos sãos fáceis de encontrar em qualquer loja da Leroy.

Algumas coisas que vi no apartamento da Maria Paula amei você encontra no site da Leroy Merlin: spots de luz, luminária de prender ao lado da cama , cadeiras dobráveis, ladrilhos hidráulicos, textura de madeira de demolição, frigobar, inspirações de varandas pequenas.

Gostou do apartamento da Maria Paula? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias legais.

Deixe um Comentário