Nesta história onde a Tailândia encontra Marrocos eu te mostro um pouco de inspiração e motivação.

ENCARAR OS OBSTÁCULOS OU AS DIFICULDADES APARENTES E PODER FAZER O QUE QUISER.

Este foi o grande aprendizado que tive com o Anan, um budista vivendo em Fez, no Marrocos, que é um país tradicionalmente Mulçumano. Eu vou te contar um pouco da história deste tailandês que teve a escolha de viver onde quisesse, mesmo com o risco de sentir-se um “peixe fora d’água”.

Vou mostrar também a decoração da sua casa, um Riad marroquino autêntico com mais de 400 anos em plena medina de Fez, decorada sem perder a essência marroquina e das referências africanas.

Assista ao vídeo:

 

 

Antes de mais nada, você sabe o que é uma MEDINA?

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos

Uma medina é um aglomerado urbano organizado dentro de muralhas, ou seja, protegida dentro de uma fortificação. É como se fosse uma cidade mesmo, ou centro principal da cidade, cercada de muros. Normalmente as ruas são muito estreitas e você se sente dentro de um labirinto.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-2life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-5A Medina de Fez, no Marrocos, tem mais de mil anos. Eu quero ressaltar…mil anos! Então, tudo o que percorri por lá, as lojas, o estilo de vida, o comércio, a forma como eles enxergam o mundo e as tradições que ainda preservam vão valer muito nesta história que vou contar aqui para você.

Por quê o Anan se apaixonou pelo lugar?

Porque dentre tantas outras coisas, Fez é conhecida como a capital cultural do Marrocos e ainda mantém tradições milenares, como o trabalho artesanal.

O Anan é tailandês, budista e acabou se mudando para o Marrocos, que é islâmico e com a vida bem diferente da Ásia. Caminhamos pela medina de Fez, passando pelas lojas multicoloridas, e pelas tendas de tapetes no meio das ruelas estreitas até chegar na casa do Anan.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-33

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-6
Eu repararei que as mulheres que usam o véu, assim como as casas que você também não enxerga lá dentro, tem a mesma filosofia, o mesmo princípio. Quando se vê as casas, só se vê o muro e uma porta pequena e normalmente muito bem decorada, assim como as mulheres que só se pode ver os olhos, mas quando entramos, pode haver ali um palácio, um segredo é revelado. Não é lindo isso? Claro, salvo a idéia de as mulheres serem obrigadas a usar o véu.

Pois passando por esta pequena porta, chegamos ao interior da casa que revela uma arquitetura bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Ele mora em um autêntico RIAD, construído há mais de 400 anos bem no meio da Medina de Fez.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-11

Este vão central é uma característica bem típica dos RIADS, construídos há mais de 400 anos. Nos quatro cantos deste vão central, ficam os quartos e outros cômodos.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-13

Observem os detalhes das portas entalhadas com desenhos marroquinos.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-17

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-16

O Anan é fashion designer e tem uma marca de roupas de design que se chama MOI ANAN. O ateliê dele fica em um deste cômodos.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-9

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-7
Do outro lado da sala fica o quarto dele. Mais uma vez as portas me chamam atenção, a colcha da cama, o pé direito, e os tapetes que conectam com o centro da casa.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-29

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-23

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-25

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-26

O vão central é uma forma de união da família, que está sempre se reunindo neste espaço, que quase sempre não tem teto e é a fonte de luz natural da casa. É ali que a vida acontece dentro de casa.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-10

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-12

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-14

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-15

O outro cômodo na lateral é a sala e o que mais me impressionou foram as poltronas de palha.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-18

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-19

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-20

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-21

Observem também os azulejos e os mosaicos, você vai ver uma mistura de mosaicos de 400 anos assim como outros estilos mais modernos, como os mosaicos preto e branco.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-22

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-30Agora, como o Anan se destacou nesta cidade tão diferente da sua cultura e suas raízes?

A primeira coisa que Anan fez foi entender que a cidade tem uma vibração própria. De nada adianta você querer brigar e impor a sua diferença, especialmente em uma cultura tão sólida e antiga quanto a dele mesmo.

O que ele fez então?

Ele descobriu que a única forma de se destacar era não tentar ser alguém que ele não era e ao mesmo tempo se harmonizar com o entorno, com as pessoas e com a cultura local.

Como?

Ele começou a se desenvolver como estilista de moda e conquistar cada vez mais o público mais próximo a ele, ou seja, os estrangeiros vivendo no Marrocos e turistas com a mente mais aberta.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-41

Mas qual o diferencial?

A grande sacada dele foi dar um ar moderno mas com alguns toques e detalhes no design inspirados em sua própria vivência nesta mistura linda de culturas. Então suas criações são modernas, mas com uma boa inspiração nas tradições marroquinas e tailandesas. Sua alma, sua vida, suas referências estão todas ali. Uma releitura moderna de tudo que ele viveu e vive atualmente em seu dia a dia. No final deste post tem todos os links para você conhecer mais sobre o Anan estilista.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-3life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-39

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-40

Mas sabe a forma que ele mais se destacou em Fez? Onde ele realmente me encantou e encanta todo mundo?

Fazendo algo que o pai dele sempre incentivou. Segundo ele seu pai falava que se ele aprendesse a cozinhar, ele jamais passaria fome na vida, pois além de se alimentar, cozinhar é algo que toda a humanidade necessita.

Como ele começou?

Sabe aquela mesa no meio do pátio central da casa? Pois foi ali que ele começou a reunir seus amigos e cozinhar comida tailandesa como se come nas famílias da Tailândia. Comida que a vó faz, a mãe, sabe?

Ali, em sua casa, ele fazia jantares tailandeses e ressaltava sua essência, suas tradições, seus temperos, suas histórias e suas raízes.

Sabe o que isso me ensinou?

Que quando a gente tem algo que é muito verdade em nosso coração, em nossa alma, exatamente este “algo verdadeiro” pode ser o nosso diferencial e nosso caminho para uma liberdade maior.

Pois foi exatamente isso que aconteceu com o Anan. Ele abriu um restaurante tailandês chamado MAISON MOI ANAN, no meio da medina de Fez.
Aliás, eu já falei que também tenho um restaurante tailandês com meu irmão em Tiradentes – MG? (www.uaithai.com.br)
Então imagina a empolgação que fiquei ao encontrar um tailandês com restaurante no meio da medina? É claro que fui lá jantar com ele.
Ele fez a boutique dele na parte de baixo e em cima fica o restaurante.
O que mais adorei é que ele usou o cinza, o que não é comum no Marrocos e misturou com elementos bem Thai, como o Buda e outros símbolos. O que mais gostei foram uns pingentes pendurados para dar a sensação de chuva, coisa rara no Marrocos.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-4

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-35

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-36

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-37

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-38

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-42

O Anan é muito conectado com energia, e tudo o que ele faz, ele traz de dentro para fora. Aliás, e você?

Este é um segredo que venho descobrindo no contato com pessoas tão diferentes pelo mundo. TUDO que a gente faz que venha de dentro pra fora tem uma tendência de dar mais certo. Eu mesmo aplico isso muito na minha vida.

Você nota que existe um carinho imenso nos detalhes. Algo como uma vontade de servir e de mostrar com tranquilidade todo este universo interno e criativo que ele carrega. Isso a gente sente o tempo todo. Como ele é verdadeiro com sua vocação.

Observem como é interessante o cardápio dele. Ele fez cartões, com a foto do prato e descrição, o que dá mais interatividade o que me lembrou um jogo.

 

O restaurante tem também um terraço com plantas e é quase um oásis no meio da Medina de Fez.

life-by-lufe-anan-tailandes-fez-marrocos-43
O Anan me falou que ele é muito criativo e sempre inventando coisas novas e nem sempre os amigos o apoiam. Muitas vezes as pessoas acham que ele perde o foco de tantas coisas que ele cria e faz ao mesmo tempo, mas é assim que ele se coloca no mundo.

VOCÊ JÁ PENSOU EM COMO VOCÊ SE COLOCA NO MUNDO?

Eu sempre penso qual a minha expressão no mundo, sabia?
Porque não temos que nos limitar ao que a sociedade quer.
Imagina o Anan? Tailandês, budista, morando em Fez no Marrocos, Islâmico e cozinhando comida Thai em um lugar conhecido pelo orgulho da sua comida tradicional?
Então ele realmente quebra todos os padrões e teve e escolheu viver onde quis, e deu super certo, tendo seu trabalho e seu estilo de vida reconhecido no lugar onde vive.

Sabe por quê?

Porque a verdade estava dentro dele. Agora, mais que nunca ele sabe que tudo que viveu na vida, todas suas raízes e sua cultura vivem tão intensamente em sua alma que ele pode viver em qualquer lugar pois sua força está em confiar que seu diferencial é tão simples quanto simplesmente ser somente ele mesmo.
Isso é muito importante para mim.

Se avaliar e decidir se colocar na vida e no trabalho com VERDADE, pois quanto mais verdade, mais longe a gente vai.

 

Quando eu viajo e visito as casas que visito, existe uma busca de entender não só a decoração, mas a forma de viver de dentro pra fora.
Obrigado pelos comentários, pois vejo que estamos conectados nesta arte de viver de verdade sendo mais importante do que simplesmente decorar por decorar.

Gostou desta história? Deixe um comentário aqui. Vamos interagir. Eu adoro responder e trocar idéias com vocês.

Sabia que publico várias coisas falando sobre o que tenho descoberto na vida andando por ai? Coisas que fazem nossa alma melhor e nossa vida mais leve.

Quer que eu te mande um lembrete quando eu postar estas histórias mais especiais? Porque só mando para quem realmente tem interesse em se desenvolver pessoal, profissional e espiritualmente.

Faça parte desta turma comigo. É só deixar seu email aqui?

http://lifebylufe.klickpages.com.br/lifebylufe

Ah… não deixe de visitar o site do ANAN e claro, indo a Fez no Marrocos, vá lá com certeza! A comida dele é no mínimo o máximo de explosão de sabores.

www.moianan.com

Se quiser já ir entrando o clima Thai, quando for a Tiradentes, visite meu restaurante com meu irmão

www.uaithai.com.br