Casas

MINHA CASA FICOU MAIS BONITA – A ZIZI CARDERARI ENSINOU 3 FORMAS DE ARRUMAR MESAS COM O QUE VOCÊ TEM

Por dezembro 29, 2019 Sem Comentários

Já imaginou um furacão entrando na sua casa e transformando tudo?

Essa foi a sensação ao receber minha grande amiga Zizi Carderari, que vocês já conhecem de outros vídeos. Mas, dessa vez, ela veio para fazer a produção de três arrumações de mesas diferentes usando só o que eu tinha em casa e os tecidos que ela trouxe. Já se prepara que tem muita dica boa!

Como ela produz os panos do Estúdio Avelós, ela trouxe 3 possibilidades diferentes para arrumar as mesas com estilos bem informais, mostrando que o chique mesmo é ter coragem de ser bem simples.

“O que a gente faz no Projeto Sertões é fomentar o uso da arte popular e dos saberes brasileiros”, explica ela. A Zizi conta que, em seu projeto com as rendeiras de Pernambuco, elas decidiram ressignificar e abrir os pontos de costura para evidenciar mais a renda renascença.

“Nós procuramos o tingimento vegetal”, explica ela, ou seja, os tons de cores são extraídos da natureza. Conheça mais sobre o Projeto Sertões aqui.

Vamos começar! A inspiração para nossa primeira mesa é nada menos que ela, a melancia.

Perguntei para a Zizi uma dica para fazer uma produção de mesa bonita e barata. “Exercite sua liberdade, não fique presa a padrões. Eu mesma faço tudo o que minha mãe falava pra eu não fazer. Eu desobedeço.”, brinca ela.

“Uma boa maneira é olhar tudo o que você tem e fazer um diário de possibilidades”, explica Zizi. “Eu pego plantas dos vizinhos pra fazer arranjos, uso vidros de farmácia. São coisas que você pode ter em casa e nem sabe”, continua.

Nessa primeira mesa, a Zizi misturou xícaras e pires diferentes, ousou nas cores dos copos (que são de garimpo) e, além da toalha, aproveitou um pano de prato para segmentar a produção na mesa.

A Zizi também explicou que podemos dobrar os guardanapos de formas diferentes, criando uma dinâmica na mesa.

“Outra coisa que é importante pra mim é reciclar. Por exemplo, essas garrafinhas eram de azeite”, conta Zizi.

E tudo isso foi inspirado nas cores da melancia. “Qual sua inspiração de hoje? É um bom título pra você começar todos os dias”, diz Zizi.

Ah, e uma dica sobre produção de fotos. Muitas vezes, a própria “bagunça” que você está preparando é uma foto ótima. Ou seja, não existe regra!

“Não fique pensando muito em como você vai fazer. Comece que rola”, aconselha Zizi. Vamos para a segunda mesa!

Nessa produção, a Zizi usou duas passadeiras diferentes para montar a mesa. Abriu frutas lindas e perfumadas, colocou colheres pretas que eu já tinha, usou cestinhas coloridas que eu trouxe do Belém do Pará para acomodar frutas, além das cumbucas de cerâmica que foram usadas para servir o café. Simplesmente apaixonante!

O uso das passadeiras é ideal também para quando você não quer esconder a mesa por completo. “Pano é pra ser usado de muitas maneiras”, diz Zizi.

Assista o vídeo completo pra ver como ela fez esse “desarranjo” de plantas.

“Tenha a coragem de ser simples”

@zizicarderari

Na produção da nossa última mesa, a Zizi usou a cor rosa do Estúdio Avelós. “Chamamos de rosa velho. Ele harmoniza com qualquer casa, é a cor campeã do Estúdio”, explica Zizi.

Dessa vez, ela usou jogos americanos, escolheu copos completamente diferentes e colocou plantinhas que achou na minha prateleira. O mais lindo foi que a Zizi usou um passarinho que fica na estante para criar uma narrativa, como se ele estivesse roubando frutinhas. Tudo improvisado!

Os elementos principais aqui são: o rosa que recebe bem todo mundo, o uso do preto em pequenas doses (como nos talheres) e o passarinho que foi ressignificado. Uma dica muito boa também é colocar outro elemento, como a passadeira nesse caso, para sustentar a produção.

Ou seja, você pode deixar todos os pães, geleias, frutas, sucos e café de ladinho. E fica um charme somente com uma mudança de olhar!

Eu adorei ver minha casa sendo ressignificada por um olhar tão talentoso. Com a Zizi, toda arrumação é festa.

Siga a Zizi no Instagram: https://www.instagram.com/zizicarderari/

O Estúdio Avelós no: https://www.instagram.com/estudioavelos/

O Projeto Sertões no: https://www.instagram.com/projetosertoes/

Lembre-se de se inscrever aqui no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9