CasasReforma

REFORMA LOFT BY LUFE – TOUR FINAL DO APARTAMENTO – ANTES E DEPOIS DO LOFT COM 3 LUZES DIFERENTES DO DIA

Por novembro 3, 2019 Sem Comentários

Eu sou apaixonado por uma obra! Dar uma nova vida à um imóvel antigo é uma das minhas maiores paixões. Nesse desafio, transformei um apartamento apertado, velho e sem graça em uma loft iluminado, ventilado e moderno.

Todas as etapas foram documentadas por mim, em que eu te mostrei a quebradeira, os problemas e soluções, as escolhas de revestimento e decoração, o paisagismo, tudinho! Você pode ver todo o antes e depois da reforma no meu canal, na playlist Reforma Loft By Lufe.

Nesse último vídeo, eu passei o dia inteiro curtindo o apartamento e mostrei como ele fica em 3 luzes diferentes durante o dia. O solzinho bem cedo pela manhã, a beleza dele ao cair da tarde e o apartamento todo iluminado à noite com tudo aceso.

Nesse projeto que foi feito com um sócio investidor, desde o começo o plano era a compra, reforma e venda do apartamento, um novo negócio que estou adorando trabalhar cada vez mais.

A delicada luz da manhã me emocionou, com uma brisa suave que balançava as cortinas brancas.

Eu amei as poltronas de concreto Loop Chair, que foram desenhadas em 1954 pelo designer suíço Willy Guhl, data muito próxima da construção desse apartamento, em 1959. Nada é por acaso! Elas foram um achado que combinaram demais com o estilo minimalista do apê, além de serem quase como uma obra de arte.

A decoração também foi inspirada no estilo industrial, com portas de serralheria preta que deram para a cobertura o destaque que ela merecia.

Olha como as plantas deixam a casa repleta de vida! Aliás, algumas plantas já eram do novo morador do apartamento, e foram replantadas em vasos mais que especiais.

Eu sempre quis colocar piso de demolição em um apartamento, que traz um aspecto natural, um aconchego e tinha tudo a ver com esse projeto.

Nesse canto em especial, eu queria uma planta que fosse escultural, criando um destaque e brincando com as alturas.

Veja como a harmonia das cores é importante. Temos a cor da madeira de demolição, o cinza do cimento, o branco das paredes e muito verde das plantas. A parede é o grande destaque dessa casa, com tijolinhos originais, e por isso, não foi preciso trazer muitos quadros. Então, escolhi colocar luzes estratégicas que vão criar diferentes climas durante o dia e valorizar as paredes.

As portas de entrada e do lavabo tinham um problema sério. Elas estavam com alturas diferentes, e a solução foi produzir uma porta especial e, com uma sacada de mestre, as duas portas ficaram parecendo da mesma altura. No vídeo de episódio 8, eu conto exatamente como isso aconteceu e quem foi o responsável por essa marcenaria incrível.

Quem disse que o lavabo não pode ser preto? A iluminação também é o segredo! Afinal, o lavabo pode e deve ser uma experiência diferente que você proporciona para seu visitante, até do próprio apartamento, como um mundo à parte.

Outro desejo realizado foi essa sapateira produzida especialmente na cor preta e em madeira, para combinar com a proposta do projeto.

Quando o apartamento foi comprado, era cheio de paredes que deixavam o espaço parecendo menor ainda. Agora, com tudo aberto e integrado, temos um respiro maravilhoso dentro de casa.

Esse elemento de concreto estrutural estava escondido, e agora está em destaque fortalecendo a linguagem industrial do projeto.

Onde tinha uma cozinha pequena e mal iluminada, agora tem um quarto lindo e um banheiro cheios de luz natural, preparados para receber as plantas que ficam felizes e trazem vida.

O banheiro da suíte foi todo pintado de preto, recebeu ladrilho hidráulico no piso e nas paredes, mas a janela enorme é original e foi reaproveitada.

Por esse motivo também, a divisória entre quarto e banheiro é toda de vidro, aproveitando a iluminação e, consequentemente, a ventilação também.

Olhando da cozinha para o quarto, é possível perceber que a bancada preta foi criada estrategicamente para fazer uma linha que continua até a cabeceira da cama, tudo em preto. Isso traz unidade e estilo para a casa.

Vamos ver como fica a iluminação da casa quando o dia está acabando?

Para criar “climas” diferentes na casa, nós projetamos algumas luzes focais, que são mais interessantes para esse objetivo do que aquelas que se espalham pelo ambiente todo.

Você consegue se imaginar curtindo um pôr do sol nessa varanda que te transporta pra mais perto da natureza?

Com a noite chegando, as cores se transformam e os elementos do apartamento, como os revestimentos e os móveis, ganham ainda mais destaque com os focos de luz. Até as cortinas brancas que eu sou apaixonado ganharam um trilho de luz que a destacaram.

Antes de terminar a reforma, o apartamento foi vendido para uma pessoa mais que especial, e os seus gostos e estilo de vida com certeza influenciaram nas nossas escolhas.

Amei essa meu novo caminho profissional e fico ainda mais feliz em saber que você está ao meu lado. Que venham mais e mais reformas assim para podermos colocar a criatividade para fora.

Em todos os vídeos da série Reforma Loft By Lufe eu listei os fornecedores, os parceiros, os técnicos, os apoiadores, enfim, todos que me ajudaram com esse projeto que foi como a realização de um sonho. Desde os gênios da marcenaria e da iluminação, até os criadores dos móveis, vasos, plantas, pendentes, etc. É muito talento!! Deixo aqui a lista da maioria deles, e os detalhes você descobre nos vídeos.

– Étimo Engenharia: https://www.instagram.com/etimo_engen…
– Piso de Madeira : Indusparquet https://www.instagram.com/grupoindusp…
– Marmoraria: Valor e Arte https://www.instagram.com/Valorearte/
– Marcenaria da cama e dos armários do quarto, cozinha e banheiro: Alê Ferro Atelier https://www.instagram.com/aleferroate…
– Ladrilhos Hidráulicos: Ladrilar https://www.instagram.com/ladrilar/
– Serralheria das portas: AL Serralheria https://www.instagram.com/alserralheria/
– Cortinas: Arthur Decor https://www.instagram.com/arthurdecor/
– Iluminação: Labluz https://www.instagram.com/labluz/
– Paisagismo: Studio Clariça Lima https://www.instagram.com/studioclari…
– Portas de entrada e lavabo: Casarte Marcenaria https://www.instagram.com/casarte.mar…
– Vasos de plantas: VASAP https://www.instagram.com/vasapdesign/
– Tintas: Suvinil https://www.instagram.com/tintas_suvi…
– Sapateira: Isabela Castello https://www.instagram.com/isabela_cas…
– Poltronas: Loja TEO https://www.instagram.com/lojateo/
– Cadeiras: Paulo Alves Design https://www.instagram.com/pauloalvesd…
– Mesa: MEZAS https://www.instagram.com/mezasmob/
– Metais: DOCOL https://www.instagram.com/docoloficial/
– Mesas laterais e espelho do lavabo: Estudio Ita https://www.instagram.com/estudioita/
– Agradecimento especial a querida arquiteta com quem troquei boas ideias: https://www.instagram.com/anasawaia/

Até a próxima reforma! Sigamos juntos.