CasasPequenos Apartamentos

30M² COM IDEIAS SIMPLES E GENIAIS – MINIAPARTAMENTO PEQUENO – KITNET CHEIA DE ARTE E BOAS SOLUÇÕES

Por outubro 9, 2019 Sem Comentários

Uma decoração inspirada na série Pequenos Apartamentos. Ficou curioso(a)? Nesse episódio 12, apresento o miniapartamento do Antônio Castro, que nos dá várias ideias incríveis para decorar espaços pequenos deixando a criatividade rolar solta.

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN.

Com apenas 30m2, o apartamento é quase uma kitnet de tão pequeno, mas parece muito maior, pois o Antônio conseguiu decorar com TUDO que ele ama.

Por todos os lados podemos ver arte popular brasileira, resultado de suas andanças pelo sertão do país e por seus encontros com artesãos de vários estados.

Natural de Maceió, o Antônio adora colocar a mão na massa. Essa parede de azulejos quebrados foi ele mesmo que fez.

Sabe o espelho que ocupa todo o espaço entre a bancada e os armários? Foi uma ideia que o Antônio tirou do pequeno apartamento do Paulo Alves, que eu mostrei no nosso episódio 1 da série! Esse recurso cria a impressão de que o espaço é bem maior.

O armário de compensado naval foi uma ideia tirada da cozinha da amiga e colega de trabalho Zizi Carderari do @estudioavelos. “Eu achei lindo que você consegue ver os níveis da madeira, você enxerga dentro do móvel”, explica Antônio.

A ideia de encaixar uma bancada nova por cima da original foi tirada da casa da Helena de Castro, que eu mostrei no episódio 3 da série. A porta verde veio da paleta de cores do tapete da sala.

Estou adorando como o Antônio se inspirou nas dicas da série e criou uma decoração totalmente a cara dele.

Todos esses objetos de arte de origem popular têm completa relação com o trabalho do Antônio.

Ele faz parte do @projetosertoes, em que eles mapeiam a arte popular e o artesanato brasileiro e reconfiguram a decoração, criando ou realocando produtos.

Sereias, cobras, cocares, máscaras. São tantos objetos lindos e cheios de história que a parede ganha vida além da decoração.

A mesa de centro também foi construída pelo próprio Antônio. O tronco de madeira pinus foi comprado na Leroy Merlin. Na parede, encontramos novamente o efeito de cimento queimado que é super fácil de fazer.

O espaço para as visitas está garantido com o sofá-cama, uma dica importante para pequenos apartamentos. O Antônio aproveitou cada cantinho para encher de personalidade. A quina da parede ao lado do sofá virou uma galeria de arte.

“Como a gente tem uma parede bem cheia, é legal esse respiro”, conta Antônio sobre a parede com a televisão e a estante reduzida. A luz néon rosa é um charme, mas ele colocou as carrancas na frente para não ficar batendo direto no rosto. Anota a dica simples e eficiente.

Como já mostrei antes, nem todo apartamento pequeno precisa ser inteiro aberto e integrado. Aqui, a opção do Antônio foi integrar a cozinha e a sala, mas o quarto continuou com paredes, dando mais privacidade. Tudo é uma questão de escolha de quem mora!

O teto do banheiro é rosa. Adorei! Aquela faixa no centro é dos azulejos originais do banheiro e foi pintada de tinta epóxi verde, formando essa combinação de cores que o Antônio adora.

Esse móvel é na verdade para área externa, mas o Antônio usou sua criatividade e trouxe para dentro. Como é inteiro aberto e de madeira maciça, não tem problema com o vapor. Onde era para colocar toalha, ele colocou o papel higiênico. Dentro, vários caixotes guardam tudo o que ele precisa. Ah, esse móvel foi comprado na própria Leroy Merlin.

Chegamos no quarto! “Essa pintura foi na verdade para unir o útil ao agradável. Como a cama é encostada na parede, as vezes a gente bate e suja. Então escolhemos uma cor mais fechada”, explica Antônio. Uma coisa prática que virou decorativa!

As obras de arte das cabeças estavam espalhadas pela casa. Quando o Antônio resolveu juntar, a decoração ganhou uma nova categoria, quase como uma exposição de arte. Lindo e cheio de história! Anota essa dica aí.

Essa coleção de bolsas vem de diferentes lugares do Brasil e algumas foram até feitas pelas próprias mãos do Antônio. A cor, a textura e os materiais ajudam a compor o clima do apartamento.

“A gente tinha um guarda-roupa normal, mas ocupava muito espaço. Era uma caixa branca dentro do quarto. A Zizi tem um guarda-roupa assim, e eu pedi para roubar essa ideia”, conta Antônio. A cortina de linho bem leve permite a passagem da iluminação interna que ele instalou.

Essa cestinha linda pendurada foi feita pelo Antônio com aquele tecido para etiqueta de calça jeans. Embaixo, uma pequena estante para deixar objetos à mão. Ele comprou a madeira na Leroy Merlin e utilizou tiras de couro para pendurar. Você pode fazer do seu jeito na sua casa agora!

Os cavaletes e prateleiras de apoio da mesa do escritório também foram compradas na Leroy, e o tampo de vidro foi encomendado. Ficou superleve e flutuando no quarto!

Para conhecer mais sobre o Antônio, visite o Instagram: https://www.instagram.com/castronio/

Abaixo te dou a dica do que mais se destacou no apartamento e, assim como o Antônio fez, você pode encontrar na Leroy Merlin.

Visite o site da LEROY MERLIN: http://bit.ly/2YVGPOo

Lembre-se de se inscrever no meu canal: https://goo.gl/aFe7h9

Gostou da visita? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias criativas.

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN, que abraçou esse projeto com amor, pois assim como eu, acredita que nossas casas, independente do tamanho, são um reflexo de quem somos e cada detalhe pode e deve contar um pouco de nossas histórias de vida.