CasasOlhares e Detalhes

APARTAMENTO BEM DIFERENTE E INCOMUM – CAMA TABLADO, PAREDÃO VERDE E ATÉ ACADEMIA NA SALA

Por outubro 16, 2019 Sem Comentários

Que parede verde é essa? No Episódio 13 da série Olhares e Detalhes eu te mostro alguns cômodos desse apartamento moderno, jovem e inusitado, projetados pela arquiteta Ana Sawaia. E tem mais! Acredita que nessa sala tem o que os donos mais amam fazer e ninguém nunca pensou que poderia ser parte da decoração? Até a Ana aparecer!

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

Eu sempre mostro o apartamento todo, não é? Mas nem sempre os arquitetos são contratados para fazer a casa toda. Aqui a Ana fez somente o projeto da sala de estar e jantar e o quarto do casal.

Aliás, é ótimo você saber que para contratar um arquiteto, não precisa ser para a casa toda e nem para fazer toda a obra de uma só vez. Tudo pode seguir suas prioridades, necessidades e adaptando ao seu orçamento.

Já na entrada do apartamento somos surpreendidos por uma enorme parede verde, pintada com a tinta lousa Verde Escolar da Suvinil. Além de mais resistente, ela ainda pode ser usada para escrever cardápios e fazer desenhos.

Uma novidade super legal da Suvinil que a Ana contou é que essa tinta existe em mais de 300 cores! Ou seja, não precisa só pintar de verde ou preto para fazer uma parede-lousa. Isso atende as necessidades de vários projetos, afinal, o que nós mais gostamos de fazer é OUSAR!

A ideia do projeto era criar um ambiente bem espaçoso e amplo. Para isso, a Ana escolheu camuflar as portas de entrada com a mesma tinta da parede e pintar da cozinha até o final da sala. Ficou parecendo um cômodo enorme!

Outro grande destaque do projeto é a estante que faz a volta na sala inteira, adquirindo novas funções pelo ambiente. Perto da cozinha, a Ana aproveitou o dente que a parede já fazia e encaixou o frigobar e a adega de vinhos, gavetas e objetos de decoração.

Seguindo por cima da porta, a profundidade da estante diminui para virar… Adivinha? Quase um academia! O casal que mora aqui faz CROSSFIT e essa prática é muito presente na rotina dos dois. O briefing para a Ana era que os equipamentos de malhação fossem integrados com a decoração, pois no antigo apartamento era um empecilho pela casa.

A estante virou um espaldar para fazer alongamento, com acabamento impecável e madeira maciça para apoio. E tem espaço para todos os equipamentos que o casal usa no dia a dia. Na parede lateral, a estante vira um apoio baixo para objetos de decoração, plantas, e também serve como um grande banco para as visitas.

Chegando na parede oposta, um painel incrível de ripas desiguais esconde a fiação e abriga a TV. A estante continua até ali, virando um rack.

É interessante ver como uma estrutura pode receber tantas funções, dependendo da disposição das tábuas de madeiras e das gavetas. Para proteger a área íntima, uma porta da mesma madeira fica embutida por trás, sem puxador.

Olha que lindo esse contraste de cores! Na parede, a Ana mostrou uma nova cor que eu não tinha visto com a massa para efeitos da Suvinil, o cinza URBANO.

Além de ser mais claro, a Ana optou por não aplicar cera, trazendo um efeito mais rústico e áspero que eu adorei.

Toda a produção dos ambientes foi feita pela talentosa Nuria Uliana. Inclusive, reconheci rapidamente essas duas fotos do quadro, pois foram tiradas por mim, em Cuba. Fiquei emocionado! “Os clientes foram pra Cuba, então ficaram encantados com as fotos”, conta Ana, nos mostrando como é importante conectar a história de quem vive com a decoração.

“Eles têm que se sentir parte. Tudo o que está aqui nós fizemos juntos, o projeto vai acontecendo ao longos dos meses”, explica Ana. Os sofás são módulos soltos e bem leves, fáceis de mudar conforme necessidade. Além disso, os encostos baixos diminuem a interferência visual e complementam na proposta de ampliar o espaço.

Na cozinha integrada, uma dica super legal da Ana foi pintar a parede do balcão de preto, da mesma cor da pedra. Inclusive, essa tinta preta também é tinta lousa. “É um truque super legal porque você não precisa gastar com pedra revestindo a parede inteira. Se enjoar da cor, pode trocar”, explica Ana.

“Sempre que posso uso muito tinta, porque o revestimento às vezes congela o espaço”

@anasawaia

Vamos conhecer o closet? Olha a delicadeza e o minimalismo desse ambiente.

Um empecilho encontrado nesse cômodo foi a janela que não ficava centralizada. A solução da Ana foi colocar a cortina ocupando a parede inteira, criando essa sensação de unidade. A prateleira é o grande destaque, em uma mistura incrível de tradicional e moderno.

Chegamos nesse quarto totalmente incomum. Um grande tablado foi construído para acomodar a cama, resultado da necessidade de colocar uma king size em um quarto estreito.

Além de criar novos compartimentos para guardar objetos, o tablado tem uma altura confortável para sentar e ficar em pé.

O quarto ficou aconchegante e até um pouco lúdico. O que parecia que ia diminuir o quarto, aumentou! Essa foi outra estratégia da Ana para trazer amplitude aos ambientes.

Como o tablado é pintado, também cria a possibilidade de trocar a cor da cama quando quiser. Já imaginou? Genial!

Essa luminária linda é do querido Paulo Alves, que estreou a série Pequenos Apartamentos com a sua casa incrível. Veja aqui. Repare como a Ana se preocupou em pintar até os interruptores da mesma cor da parede, para camuflar e criar unidade e amplitude. Essa ideia foi aplicada em todos os cômodos que ela projetou.

Sempre fico emocionado quando encontro a Ana e conheço seus projetos, pois são cheios de alma e conexão. Como sempre, deixo a lista de tintas da Suvinil usadas por ela nesse projeto super criativo.

Conheça o trabalho da arquiteta Ana Sawaia: https://www.instagram.com/anasawaia/


Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!