Casas

APARTAMENTO MINIMALISTA BRANCO COM MADEIRA E TONS TERROSOS – COM DICAS DO PROJETO DE ARQUITETURA

Por janeiro 19, 2020 Sem Comentários

Para quem ama minimalismo sem perder o aconchego, esse é o apartamento perfeito para se inspirar. Quem me contou todos os detalhes foi o arquiteto Renato Mendonça, autor desse projeto.

Um apartamento inteiro branco com tons terrosos e de madeira, onde o Renato integra cozinha com a sala, abre espaços na área social, transforma quarto em closet e mostra que para se viver com poucas cores não é preciso comprometer a sensação de acolhimento.

Leia a matéria com o bloco de notas aberto, pois são muitas dicas interessantes para anotar.

O pedido dos moradores foi que o apartamento inteiro fosse branco, inclusive os móveis, e o Renato nos mostra como conseguiu atender esse pedido sem ficar tudo monótono e sem vida.

O contraste de texturas entre os “brancos” é o que torna o minimalismo interessante nesse caso, segundo o Renato. Assim, um elemento consegue se sobressair ao outro, tendo contraste sem criar oposição. Uma harmonia linda e delicada!

Repare como o cesto fica destacado quando não tem outros objetos e móveis por perto. Você pode fazer isso com diferente móveis, obras de arte ou decoração. Esse cesto é da Nicole Tomazi.

 O painel de madeira foi um dos primeiros elementos trazidos para aquecer o apartamento.

Os tons terrosos também trazem aconchego, assim como as plantas, a terra, a madeira. São elementos que trazem a vida pra dentro de casa de forma bem mais acolhedora”, explica Renato

“Então, pensando nisso, a gente fez uma seleção dessas peças voltadas para o vinho, ocre, mostarda, alaranjado, que compõem o tom de madeira e que não brigam com o branco”, continua ele.

Aqui na área da sala de estar, o painel continua até a porta, criando essa aparência mimetizada. A estante incrível foi desenhada pelo próprio estúdio do Renato, e brinca com uma mistura de aço corten e marcenaria em laca branca. “É esse contraste que funciona”, diz ele.

Atrás do sofá, a mesma proposta da estante foi feita em um aparador, colocado para servir de apoio às refeições. O modelo do sofá foi definido pelos moradores da casa: os gatos, pois precisava ter uma capa especial para evitar danos.

A dica do Renato para essa produção impecável é a valorização das peças através dos espaços vazios.

“Aquela história de colocar um móvel em cada canto acabou. Hoje, os apartamentos são menores, então os móveis têm que ser essenciais e práticos, é importante ter esse espaço de respiro”, explica ele. Esse mesmo conceito é aplicado na arrumação da estante.

Aqui no cantinho das refeições, a mistura de texturas se destaca. As peças em cerâmica são da Heloisa Galvão.

A produção em vasos trouxe o aconchego e o frescor para a varanda, além dessa cadeira que é uma obra de arte do Projeto Sertões. Ali atrás, duas portas de armário foram usadas para esconder a coifa, que incomodava a cliente. Anota essa dica genial!

Olha que cozinha mais linda! Quando o Renato disse que era tudo branco, aqui nós conseguimos colocar à prova. Geladeira, micro-ondas, cooktop, piso, paredes… No armário em cima da bancada, uma marcenaria fumê quebra bem de leve o branco, trazendo o tom da bancada.

Os banheiros do casal têm a mesma proposta, mas o dele recebeu uma tonalidade mais escura, e o dela, mais clara.

A pedido do casal, o closet recebeu muitos armários. Quem lembra dos tapetes feitos pela Maraí, que eu mostrei a casa aqui no canal?

Chegando no quarto, já conseguimos ver de longe mais uma solução de aproveitamento de espaço, onde o armário vira mesa de cabeceira com suas próprias gavetinhas.

Aqui no quarto do casal, temos outros exemplos do mesmo conceito aplicado no resto da casa: o branco sendo quebrado pelas texturas e pelos tons terrosos e a valorização das peças através dos espaços vazios.

Assista o vídeo completo para saber mais detalhes e dicas interessantes diretamente pelo Renato. Saiba mais sobre seu trabalho aqui:

https://www.instagram.com/renatomendonca_arq/

Lembre-se de se inscrever aqui no meu canal também né: https://goo.gl/aFe7h9

Sigamos juntos! Até a próxima.