CasasOlhares e Detalhes

APARTAMENTO RELAX INSPIRADO NAS CORES DE UM MAR CALMO E O RODAPÉ MAIS INCRÍVEL QUE JÁ MOSTREI

Por julho 24, 2019 Sem Comentários

Tudo começou pelas cores no apartamento que apresento nesse episódio 7 da série Olhares e Detalhes. Quem vai me mostrar todo o projeto é a arquiteta Juliana Pippi.

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

Em Florianópolis-SC, a fofa e supertalentosa Juliana Pippi me convidou para conhecer o primeiro apartamento de um jovem casal. Um astral!

“Nós estamos na quadra da praia. Eles queriam uma casa de fim de semana que tivesse uma pegada bem leve e que as cores estivessem nos detalhes”, explica Ju.

O projeto começou então pela escolha da cor principal. Por ser um apartamento de praia, a Ju sugeriu o azul-turquesa MAR CALMO para começar, e os moradores toparam de primeira. Todo o restante partiu dessa escolha.

“Quando entrei no apartamento recém entregue e todo pintado de branco, percebi que tinha muitas portas”, lembra Juliana. Ao invés de tentar disfarçá-las, a arquiteta pintou todas as portas da mesma cor MAR CALMO, o que criou uma unidade super charmosa.

A solução também foi explorada nos rodapés do apartamento. O resultado ficou sensacional!

A porta de entrada foi a primeira a receber a pintura nesse tom de azul esverdeado bem clarinho.

Toda a área social é delimitada por esse rodapé colorido. Amei a solução! Os tapetes azuis complementam o clima de “mar” e são feitos de aloe vera, uma escolha para trazer um aspecto mais natural para a casa e mais sensível ao toque. Perfeito para quem quer chegar da praia e ficar descalço relaxando.

Essa estante branca que atravessa a sala disfarça o ar condicionado, que está ali atrás dessa planta linda em cascata. Segundo a Ju, o casal queria uma televisão bem grande, o que traz a cor preta em grande destaque em um apartamento tão claro.

A solução foi adotar um painel cinza, que cria uma espécie de fundo para acomodar a televisão e diminui o impacto da cor mais escura.

Na cozinha que já veio estruturada, o armário ganhou uma cor aproximada e seguiu a mesma unidade da casa. “Eu tinha que resolver a lavanderia que veio junto com a cozinha, o que é muito comum atualmente”, conta Ju.

A lavanderia ganhou a mesma aparência da cozinha e não precisou ser separada com porta. “Hoje a vida é tão prática que nós temos que assumir todas as partes do apartamento e realmente usá-las”, diz Juliana.

Até as cadeiras ganharam a cor azul-turquesa. Os detalhes de cor são muito ricos nesse projeto, e tudo começou com a lindinha MAR CALMO!

Falando em cores e detalhes, outra super dica da Ju é ficar atenta ao impacto da moldura dos quadros. Repare na foto acima: ela escolheu uma cor para a moldura bem parecida com os tijolos. Aqui, o objetivo era mimetizar parede e obra. Agora, imagine a moldura preta ou branca. O efeito é outro, não é? Pode destacar o quadro, a parede, criar ou tirar profundidade… Tudo depende da sua intenção.

Você sabia que pode usar a massa de efeitos da Suvinil com qualquer cor? A Ju optou por fazer essa parede mais nude com a cor CRÔMIO, trazendo um aspecto bem clarinho do concreto. Fica lindo e cria uma textura mais natural na parede. Anota essa super dica!

Esse é o quarto de hóspedes e olha… Ia ser difícil me fazer ir embora! A Ju manteve a base branca nas paredes e no teto, com a ideia de trazer mais frescor para os quartos e deixar para explorar as cores nas áreas sociais.

“Eu nunca trabalho com o branco puro, então esse é um OFF WHITE chamado Petúnia Branca”, conta Juliana. Só o nome da cor já traz o frescor e a tranquilidade que ela mencionou, né?

A marcenaria segue o mesmo tom, com esse pequeno criado-mudo suspenso que eu adorei.

Os moradores queriam uma cama queen no quarto de hóspedes, mas ele é comprido e estreito. A solução foi criar uma cabeceira com marcenaria que afastou a cama da janela e ainda criou um compartimento para passar a fiação do abajur e tomadas.

“Não tem problema a porta ser azul por fora e branca por dentro. Aqui, nós fizemos um processo bem artesanal de isolar no local, lixar e aplicar a tinta com pistola. Ficou quase como uma laca, um polimento”, explica Ju.

Vamos conhecer o banheiro da suíte do casal. Também usada no banheiro social, essa pia é chamada pela Ju de “borda molhada” por sua elevação que impede de cair água pra fora. Uma super dica da arquiteta: fazer um respiro onde tem o encanamento da pia, para em caso de reparos, os canos ficarem para fora e não danificarem o móvel. Além disso, por ser um apartamento em área de praia, quanto mais arejadas forem as áreas úmidas, melhor.

O quarto do casal foi inteiro envelopado em marcenaria. A ideia era trazer os ripados e o bambu, uma opção sustentável e anti bactericida, muito propício para quartos. Admiro muito a delicadeza e atenção da Ju na escolha dos materiais do projeto.

Aqui também foi feita a escolha da cama queen com os pequenos criados-mudos suspensos.

E muitos espelhos para ampliar o ambiente!

“Os azuis pontuais e inusitados são o maior charme desse apartamento. A gente tirou partido de um detalhe que algumas vezes as pessoas não prestam muita atenção, não valorizam ou acham que tem que ser sempre branco. Nada ‘tem que ser sempre’. O negócio é experimentar e tentar ousar de uma outra forma”, conta Ju. Que filosofia de trabalho e de vida! Amei!

“A cor já é o detalhe”.

@julianapippi

Cada episódio que passa fico mais encantado com a criatividade dos arquitetos em trazer as cores como soluções originais e inusitadas. Anote as cores que brilharam nesse episódio e confira no site da Suvinil:

Conheça mais sobre o trabalho da Juliana: https://www.instagram.com/julianapippi/


Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!