CasasOlhares e Detalhes

CASA COM SUSTENTABILIDADE VIÁVEL, REAL E POSSÍVEL – PATRÍCIA DA DOMA ARQUITETURA

Por junho 26, 2019 Sem Comentários

Um projeto pra lá de especial! No episódio 5 da Série OLHARES E DETALHES, eu convido a arquiteta Patrícia Pomerantzeff do canal DOMA Arquitetura para me mostrar um pouco mais do seu olhar incrível.

A Pati nos mostra uma casa onde aplicou a sustentabilidade possível, ou seja, nada de soluções mirabolantes e inviáveis economicamente. Vamos conhecer?

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

A intenção da Pati foi nos mostrar soluções simples e que todos nós podemos fazer em nossas casas para deixar nossa vida e nosso dia a dia mais sustentável. Quem conhece o canal DOMA ARQUITETURA sabe que ela faz vários e vários projetos maravilhosos! Essa casa tem um motivo especial para ter sido escolhida para aparecer aqui na série Olhares e Detalhes.

“Eu tenho um apego por essa casinha e por esses clientes. Eles economizaram na ponta do lápis para conseguir reformar. E tem uma história que é a sustentabilidade possível. A gente não precisa de uma super tecnologia para ter uma casa high-tech, captar luz solar, em geral é muito caro. É possível fazer uma sustentabilidade mais econômica”, explica Pati.

O primeiro exemplo disso foi a remoção de uma parede que liberou luz natural para a casa inteira.

A Pati nos mostra que nem sempre precisamos gastar dinheiro com revestimento. Podemos procurar no próprio imóvel! Aqui, ela descascou a parede lateral e encontrou os tijolinhos originais da casa. “Investiga o que você já tem”, ela dá a dica.

A parte de baixo da parede foi mantida na cor branca, criando um reflexo para a luz natural que ilumina toda a extensão do ambiente. Sustentabilidade na mais simples atitude!

A porta da entrada social é original da casa e foi inteira restaurada e recuperada. Para essa entrada afetiva, eles escolheram a cor azul OCEANO PACÍFICO da Suvinil.

Parece cimento queimado in natura, mas não é! Uma dica que está sendo muito usada é a MASSA PARA EFEITOS da Suvinil.  Ela pode ser misturada com a cor que você quiser e cria essa textura linda que lembra muito o concreto.

Aqui na escada e no balcão da cozinha, a Pati usou a cor cinza ELEFANTE.

A cozinha foi inteira planejada com o cuidado de preservar o piso original, que é um charme cheio de memória afetiva.

O mesmo ladrilho hidráulico usado na área externa foi aplicado em um detalhe na cozinha. Isso também é uma super dica da Pati para quem quer ou precisa economizar. Por causa de possíveis imprevistos na obra, é comum comprarmos os revestimentos com algumas peças a mais.

Portanto, a sobra é muito maior com diferentes modelos. Caso você aplique o mesmo revestimento em diferentes pontos da casa, o desperdício diminui.

Aqui na área externa, a solução foi remover a parede da edícula e fazer uma área de lazer aberta. Ficou um clima maravilhoso!

A escada original, bem antiga, foi mudada de lugar e lá no segundo andar, adivinha: uma laje verde!

Aqui dá pra secar roupa ao sol em um varal retrátil. Mais sustentabilidade, por favor!

O deck de madeira combina com esse pallet reaproveitado para virar jardineira. Adorei!

Todo o piso do segundo andar é original Peroba Rosa. Ele foi lixado e recebeu um verniz fosco. Eu adoro esse piso e incentivo sempre preservar!

O banheiro é um charme e ganhou uma parede de ladrilho hidráulico colorido dentro do box. A outra parede é de ladrilho branco, que como diz a Pati, é tudo menos branco e isso o torna mais legal ainda.

No quarto do bebê a Pati teve uma solução INCRÍVEL e muito simples. Ela aproveitou o antigo armário embutido, simplesmente retirou as portas, transformando assim em prateleiras e pintou tudo com um amarelo lindinho chamado AMBROSIA da Suvinil.

Um dos pontos altos desse projeto é uma cisterna aparente que eles instalaram na garagem da casa. Ela recolhe e guarda água da chuva e eles usam para aguar plantas, lavar o carro, lavar o piso da garagem. Para essa solução super sustentável, eles escolheram a cor PÉ DE SERRA, que particularmente eu acho linda demais.

As cores que destacamos nesse projeto foram usadas em lugares bem especiais e todas você encontra no site da Suvinil:

Ah… inscreva-se no canal da Pati, porque certamente você vai virar fã: https://www.youtube.com/domaarquitetura

O Instagram dela é: https://www.instagram.com/domaarquitetura/


Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!