CasasOlhares e Detalhes

VOCÊ VAI AMAR ESSA CASA DE SHOWS – PROJETO COMERCIAL COM MEMÓRIAS AFETIVAS EM TODOS DETALHES

Por agosto 7, 2019 Sem Comentários

No Episódio 8 da série OLHARES E DETALHES, os arquitetos Thomas Frenk e Rodrigo Oliveira da VAPOR ARQUITETURA me levaram para conhecer a CASA DE FRANCISCA. Uma obra arquitetônica de 1910 incrível, decorada em todos os detalhes em conjunto com o proprietário da casa, Rubens Amatto. Prepare-se para ficar de queixo caído!

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

Sempre achei que para uma casa comercial ter sucesso, ela precisa ter mais do que somente bons produtos e bom atendimento.

Ela precisa ter alma, carinho e atenção aos detalhes. O lado afetivo colocado na arquitetura e decoração fazem toda a diferença para qualquer casa comercial. O que eu encontrei aqui foi exatamente isso!

“É um palacete que tem uma série de histórias relacionadas à musica desde a sua fundação. Chegou a ser conhecido como Esquina Musical de São Paulo, abrigando a primeira loja de instrumentos da cidade. Foi também a Rádio Record nos anos 40 e 50, no auge do rádio teatro. Os principais artistas do país se apresentavam aqui”, conta Rubens.

Essa arquibancada maravilhosa é um dos símbolos mais fortes do projeto. Foi criada com o objetivo de valorizar as apresentações de música que acontecem na casa, como o Rubens explica. Eles queriam que as pessoas entendessem que aqui é um espaço de espetáculos, e não somente um bar com música ambiente. Ou seja, sempre há o momento de parar, respeitar e contemplar o artista que está no palco.

As poltronas da arquibancada foram trazidas de um cinema antigo do interior de São Paulo.  

“O ponto de partida foi sempre ser honesto com a gente mesmo. Assim o lugar poderia, de alguma maneira, ser mais espirituoso”, diz Rubens. O nome disso é ALMA! Já sou fã desses caras!

Presta atenção nessa explosão de cores incrível! Quantas sensações nascem dessa combinação?

“A gente sabe o quão as cores, os móveis e a ambientação carregam uma série de símbolos e conduzem o projeto pra uma proposta específica. O desafio foi traduzir a proposta que a gente acreditava e gostaria de por em prática e de que forma as cores, os móveis, a iluminação e o respeito a esse prédio histórico fariam isso acontecer”, explica Rubens.

Foram muitos testes, mas o resultado de cores é sensacional. A cor AGAVE da Suvinil ocupa a maior parte da casa e foi escolhida para trazer mais aconchego e acolhimento para o enorme espaço.

Desde que ouvi o nome Casa de Francisca comecei a me perguntar, afinal, quem é a Francisca?

“A Francisca foi a primeira moradora da nossa casa de shows anterior. Era uma rua que ficou provinciana por muito tempo, e os vizinhos contam dessa senhora que sempre tinha a casa aberta para receber visitantes para o café da tarde. Então nós começamos a criar esse imaginário em torno dela e casou com a nossa vontade de preparar um lugar acolhedor, feito para encontros em uma cidade inóspita e carente”, explica Rubens.

Embaixo da arquibancada, cada espaço foi aproveitado para construir a cozinha.

“Como existiu a necessidade de criar um piso novo, a gente já aproveitou a fez uma cozinha”, conta Rodrigo. Cada espaço foi aproveitado, até os degraus viraram armário. No segundo andar, tem uma segunda cozinha de apoio e finalização.

“A arquitetura instalada aqui tem esse cuidado de não tocar na fachada, pra não chegar de uma maneira agressiva nos castilhos (nas janelas). Então, a gente desencostou tudo o que foi instalado. Essa arquibancada, o palco circular soltinho e o segundo mezanino”, conta Thomas. Nada encosta nas paredes.

O teto do palco foi construído em parceria com o Guilherme da HighFive Experience. A proposta era trazer uma solução de acústica que também tivesse uma aparência cênica de espetáculo e trouxesse a identidade da casa para o palco.

Olha esse piso original lindíssimo que eles preservaram na área do bar.

“Temos essa vontade de entender as pessoas que ocupam os espaços e dar mais valor a essas vidas do que a arquitetura fotogênica” conta Thomas.

Uau! Quanta alma encontramos em cada detalhe desse projeto. É claro que as cores foram um dos pontos altos dessa visita e eu não poderia deixar de listar essa paleta inspiradora da Suvinil:

Verde AGAVE
Amarelo LUZ DE VELA
Azul ARARA-AZUL
Vermelho PIMENTA-ROSA

Conheça a Casa de Francisca: https://instagram.com/casadefrancisca…

Para conhecer mais sobre a Vapor Arquitetura: https://instagram.com/vapor_arquitetu…

Entre no site da Suvinil e veja essa e outras cores para você se inspirar: https://www.suvinil.com.br/

Ou acesse o instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/