Casas

CASA DIY BAIXO CUSTO – ELES FIZERAM TUDO: MÓVEIS, JARDIM LINDO E ATÉ UM LAGUINHO GASTANDO BEM POUCO

Oieee, tudo bem? É verdade! Eles fizeram tudo sozinhos nessa casa incrível. Fizeram os móveis, a construção e o jardim imenso que tem até um laguinho com peixes e dois cajueiros! São tantas dicas de economia e boas ideias para fazermos em casa que não dá pra perder nem um minuto do vídeo.

O casal Amanda Alves e Fernando Ribeiro são de Parnaíba no Piauí e me receberam com uma energia contagiante. Essa é uma daquelas visitas para ficarmos com os olhos grudados na tela.

O casal de engenheiros fez um estudo do terreno para aproveitar suas próprias características na construção da casa. Eles ficaram apaixonados pelos grandes cajueiros, um na entrada e outro no fundo do terreno, e planejaram a casa para que coubesse entre essas duas árvores.

O calor do Piauí também foi um dos fatores essenciais do estudo. Eles contam que para fazer uma casa mais fria em clima tropical, o ideal é ter bastante vegetação alta em volta da casa.

Eles também planejaram uma casa bem aberta e com poucas paredes, onde a ventilação pudesse atravessar por completo.

Aqui no jardim de entrada, eles colocaram a mão na massa literalmente! A Amanda conta que eles cavaram, plantaram e reformaram tudo o que tem aqui, desde o lago com peixes até as cadeiras de balanço garimpadas.

Dá para balançar com os pés na água!!! No deck, móveis presentes de família. Tudo muito maravilhoso!

Imagina se a Amanda curte essa casa? Depois desse show de DIY, o casal nos dá algumas dicas para economizar na construção de uma casa.

Quanto menos paredes, menos você gasta com materiais e mão de obra, além de aproveitar bem o espaço.

Com um pé direito enorme, a sala toda integrada tem móveis garimpados, presentes de casamento e uma mini selva. Ah, e o mais legal! Muitos dos móveis foram feitos por eles mesmos. Mais legal ainda?? Você pode aprender a fazer também pelo canal do youtube da Amanda.

Ao invés de usar cimento queimado ou massa de efeitos, eles usaram uma técnica na parede chamada cimento vassourado, que sai muito mais em conta e economiza material.

Ainda na sala, a outra parede ficou em tijolinhos, que dá o maior estilo e também economiza em materiais e mão de obra. Os quadros foram pintados por eles mesmos. É talento de sobra!

A cozinha integrada é cheia de segredos! A luminária parece ferro, mas é um cano com pintura. A parede preta foi uma ideia para esconder a bagunça da pia.

O mesmo porcelanato que imita madeira foi colocado na casa inteira, para aumentar ainda mais a sensação de integração, além também de economizar na compra de revestimentos.

A Amanda também conta que os blocos de concreto já ganharam várias utilidades na casa, desde sapateiro até adega. Cada um custa apenas R$2,00.

Essa escada flutuante foi planejada pelo próprio Fernando. A Amanda transformou esse mini hall da escada em um jardim com grama, pedrinhas e um banco que eles mesmos fizeram, é claro!

Ali na entrada do banheiro, eles aproveitaram o azulejo que sobrou da cozinha para criar uma composição na parede. O espelho foi encontrado na casa da avó e reformado. Repare que a pia tem um recuo atrás, onde eles encheram de pedrinhas e plantas. Eu amei!

A iluminação fantástica vem do teto translúcido nessa parte, além dos vãos criados como cobogós. Eles contam que estudaram a direção da chuva, para que nunca entrasse pelos buracos na parede. Aliás, a parede aqui é toda chapiscada. E por que não? Economia e estilo!

Eu amei que eles construíram uma estante de vergalhão que também serve de guarda corpo no segundo andar. Essa porta industrial para a varanda foi feita com material reaproveitado e futuramente vai ganhar um grafitti.

O piso é de concreto polido da própria laje, que fica como em estacionamento de shopping. Simples, rápido e barato. “Essas cadeiras eram dos meus avós, uma das minhas paixões é sentar e imaginar que eles sentavam aqui também”, diz Amanda.

Aqui na varanda de aproximadamente 7 metros, a Amanda conta que eles usaram uma técnica de telha e forro leves para não precisar interromper a vista com um pilar de sustentação.

Pensa em um banheiro incrível? Aqui eles deixaram as madeiras de sustentação do forro aparentes, para trazer esse charme. A parede de tijolos que sobraram da obra esconde o vaso sanitário. Os suportes de toalha foram feitos por eles também.

O quarto do casal segue o mesmo estilo da casa e também tem obras de arte pintadas por eles mesmos. “Pintamos a neve pra ver se esfria a casa”, brinca Amanda.

Eu amei essa casa e fiquei morrendo de vontade de visitar esse casal cheio de boas energias. Se quiser saber TUDO de como essa casa foi construída, acompanhe a Amanda e o Fernando:
https://www.instagram.com/amandaalves_____/
https://www.instagram.com/fernandoppribeiro/
https://www.youtube.com/channel/UC_qBxVulFiw3owyLgZ9b8Jw

Quer participar dessa série? Eu posso visitar a sua casa online! Preencha o formulário abaixo e boa sorte:

PARA PARTICIPAR DA SÉRIE MINHA CASA BY LUFE
LINK para formulário de inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FA…


Todas as fotos foram tiradas pelos próprios moradores.

Sempre existiram. Pessoas, lugares, encontros. Sempre existiram. Tangíveis, palpáveis, inimagináveis. Sempre existiram. Criações, intenções, ilusões. Sempre existiram. Existem, sempre existirão. Cenas que não são vistas somente com os olhos.

Write A Comment