CasasOlhares e Detalhes

COZINHA 4 CORES – MICRO APARTAMENTO MODERNO E COLORIDO – ATÉ O PISO É CIMENTO QUEIMADO ROSA

Por agosto 21, 2019 Sem Comentários

Chegamos ao episódio 9 da série OLHARES E DETALHES! Hoje eu trago uma chuva de inspirações em cores para você experimentar.

O apartamento de 40m2 foi projetado pelo arquiteto Renato Mendonça para um jovem escritor, e eles abusaram de cores inusitadas ao criarem uma das menores e mais lindas cozinhas que já te mostrei aqui. Preste atenção nos detalhes e anote tudo!

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

Entrando no apartamento já encontramos um espaço dedicado à leitura, feito a pedido do cliente. O Renato chama carinhosamente de “cantinho das boas vindas”, com uma poltrona confortável, banco de apoio, uma luminária de canto e muitos livros.

O quadro Abapuru, da artista Tarsila do Amaral, foi adquirido pelo cliente em uma viagem e tem uma memória afetiva especial. Por isso, foi o ponto de partida para decorar. “O apartamento trouxe os mesmos tons de cores do quadro”, explica Renato.

A escolha foi fazer uma base mais neutra no piso e na parede, e trabalhar com cores nos detalhes de mobiliário, estofamento, e por aí vai.

O piso é uma paixão à parte, feito inteiro com cimento queimado ROSA. É de gritar! O Renato conta que primeiro decidiu o revestimento do sofá, e só depois desenvolveu a cor do cimento queimado especialmente para o cliente. Se você amou que nem eu, já vou deixar uma cor linda para se inspirar, a COPACABANA da Suvinil.

Ainda no cantinho de leitura, repare na marcenaria que “invade” o painel de madeira, onde fica a porta. As cores verde, bordô e mostarda bem queimadinhos já mostram a inspiração no quadro Abapuru colocada em prática. Por fim, o BRANCO NEVE da Suvinil na parede completa a paleta de cores do apartamento.

O Renato contou que o cliente tem muitos objetos pequenos que precisa ter a mão, mas que ele não quis setorizar demais a decoração para o micro apartamento não parecer ainda menor.

A cozinha é espetacular! Encontramos as cores espalhadas de formas completamente inusitadas. A geladeira fica acomodada em uma marcenaria em pintura na cor GOIABADA, um escândalo!

Os armários são verde-acizentados, a bancada ficou com o mostarda e a prateleira em laca recebeu o tom azul, inspirado na tinta AZUL-MARINHO da Suvinil, que também está nessa parte da parede.

Até o granilite da rodabanca tem detalhes em azul, mostarda, verde e bordô mergulhados em branco. A mesa incrível de tronco dá um toque rústico no ambiente.

Qual arquiteto nunca se deparou com um pilar estrutural no meio do caminho? O Renato transformou o que seria um problema em uma solução inteligente que favoreceu todos os cômodos.

Partindo dessa parede, ele desenhou a mesa acoplada de tronco e ainda adicionou um nicho com prateleiras viradas para a cozinha. Atrás do nicho, ele apoiou a TV que dá para o lado da sala. Genial!

Finalmente conhecemos o sofá que originou a cor daquele piso rosa maravilhoso! Reparem que ele só tem um braço para trazer mais leveza ao ambiente.

O piso de cimento queimado rosa está no apartamento inteiro, inclusive no quarto, com exceção do banheiro. Isso é uma boa dica para o apartamento parecer maior: o mesmo revestimento na casa inteira.

Dica do Renato: mesinhas de encaixe no sofá para colocar comida enquanto assiste TV ou apoiar o livro que você está lendo.

O escritório ficou integrado com a sala, favorecendo a vista incrível do centro de São Paulo. Aqui, o mesmo tom clarinho de madeira de outros cantinhos do apartamento está presente na mesa de trabalho e no pendurador super moderno.

Apesar da integração do apartamento, a área particular tem paredes para manter a privacidade e é um show de ideias incríveis.

Por pedido do cliente, o criado mudo foi substituído pela linda cadeira baixinha da Lina Bo Bardi, chamada Bordadeira. Os próprios livros dele participam na composição dos elementos e cores.

Na parede da cama, um painel de cerâmica que acompanha a cor do piso invade o banheiro, transformando todo o ambiente em uma espécie de caixa. Nas laterais do painel, concreto a vista. Nas outras paredes do quarto, aquela madeira clarinha que eu adoro.

A divisória entre quarto e banheiro é um grande painel de alumínio e vidro quadriculado aramado, uma solução criada para ganhar alguns centímetros dentro do banheiro. Além de manter a iluminação sem perder a privacidade. Amei!

O nicho do quarto também está alinhado com o nicho do banheiro, criando essa ilusão de continuidade. Agora, se prepara…

Olha essa pia desenhada pelo próprio Renato! Maravilhosa! A pedra usada foi o granito itaúnas, um dos mais baratos encontrados no mercado. O segredo da pia é o acabamento que tirou o brilho e criou textura na pedra.  

O espelho com moldura preta também foi desenhado por ele. “É como se o espelho do meio rasgasse essa moldura preta e continuasse até o vaso sanitário”, explica Renato. Aqui no banheiro nós encontramos o mesmo verde do armário da cozinha fazendo composição com os detalhes todos em pretos, até o chuveiro!

Repare como a cor do cimento queimado no piso da casa é quase exatamente a mesma da cerâmica que está no piso do banheiro. Uma composição incrível criada pelo Renato!

Gostou? O site do Renato Mendonça é https://renatomendonca.com/

Você sabe que é só acessar o site da Suvinil e todas as cores do episódio estão lá disponíveis.

Abaixo eu te dou as minhas dicas pessoais de inspiração:

– AZUL-MARINHO
É o azul usado na cozinha.
– GOIABADA
Aquela cor escândalo que ele usou para a marcenaria que envolve a geladeira
– ESMERALDA
Tanto no armário do banheiro quanto na cozinha e no criado mudo, ele usou esse verde incrível
– CAPIM DOURADO
Foi a primeira vez que vi uma cozinha nessa tonalidade e achei muito elegante.

Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/

Obrigado!

Deixe um Comentário