Casas

DECORAÇÃO E PAZ INTERIOR – ELEMENTOS DA NATUREZA NO CONCEITO DA CASA EM ESTILO JAPONÊS

DECORAÇÃO E PAZ INTERIOR ELEMENTOS DA NATUREZA NO CONCEITO DA CASA EM ESTILO JAPONÊS

Hoje quero levar vocês para um lugar quase mágico, vou mostrar a casa do produtor cultural Jo Takahachi, que fica em São Roque, bem pertinho de São Paulo.

A primeira coisa que você vê ao chegar, é uma linda árvore, onde tranquilo ele passa o tempo ali, brincando com os cachorros ou meditando. A sensação é de estar mesmo no Japão.

Ele me recebe com sorriso, delicadeza, e sensibilidade. Jô e daquelas pessoas que falam baixo, reverenciam, tem a cultura japonesa muito presente em sua vida.

Além de sua ascendência, ele promove a relação Brasil x Japão nas artes e eventos culturais. Você percebe essa relação em muitos detalhes de sua casa, incluindo os materiais escolhidos.

 

Para entrar primeiro se passa por uma ponte de madeira, cercada por verde, e um riacho de pedras.

Na parte de cima fica o quarto, muito charmoso com madeira clara, tatame, e uma persiana que permite que aquela deliciosa luz de fora entre mais suave.

Também é no andar de cima onde fica o banheiro, com essa bandeirinha azul (Noren) que significa água quente, ou banho. Os banhos quentes são uma grande tradição no Japão.

Mais a cima temos ainda um terraço de grama, que Jô fez para meditação em movimento. Poder pisar descalço na grama é uma experiência maravilhosa de conexão. é realmente alguém muito inspirador.

Com muita referência japonesa a mesa de jantar e as louças também são destaque por aqui.

“ A opção por uma vida simples, aquecer a água com o calor do sol, ter menos dependência da energia elétrica, captar a água da chuva, reaproveitar, tudo isso é um ciclo da vida, e tentar se inserir dentro desse ciclo” Jô Takahashi

Admirar a natureza, dar valorar a essas coisas simples que a natureza nos mostra, isso que é muito admirável.

Ele tem muito forte essa busca pelo espiritual, pelo pessoal, pelas relações, pelo trabalho, é uma pessoa que está em constante evolução.

“Valorizar os símbolos, o símbolo que une a gente do exterior para o interior, da terra para o céu, esse símbolo que durante séculos sustentam as culturas, acho que a gente tá nessa procura.” Jô Takahashi

É uma honra poder Mostar o aqui, por que é uma pessoa que mostra tantas pessoas, tantas artes, tantas manifestações culturais. Ao mostrar o ele parece que, estou mostrando todo esse universo iluminado.

Sempre existiram. Pessoas, lugares, encontros. Sempre existiram. Tangíveis, palpáveis, inimagináveis. Sempre existiram. Criações, intenções, ilusões. Sempre existiram. Existem, sempre existirão. Cenas que não são vistas somente com os olhos.

Write A Comment