Arte/Viagem

ELA É DA SIBÉRIA, ELE É GREGO E MORAM NESSE APARTAMENTO MINIMALISTA QUE É A CARA DA MODERNA MOSCOU

Em minha recente viagem a Moscou, na Rússia, visitei um apartamento moderno e minimalista projetado pelo próprio morador que expressa uma nova forma de morar por lá.

O projeto é genial e tem várias soluções de arquitetura para nos inspirar.

Ele é grego, ela é siberiana. O resultado dessa mistura foi um apartamento moderno e completamente apaixonado pela natureza e pela família.

O arquiteto Grigorios Gavalidis e sua esposa Aliena compraram 3 pequenos apartamentos e os uniram, resultando em um apartamento grande, fora dos padrões da atual Moscou.

O objetivo também era conseguir a melhor vista e a melhor incidência de sol no apartamento. O Grigorios não só projetou o próprio apartamento, como também fez parte do time de arquitetos responsável pelo projeto do prédio que é um marco da arquitetura na Moscou Moderna.

O Gregorios é muito conectado com a natureza, e isso foi fundamental na tomada de decisões na arquitetura da casa. Um exemplo é o uso da madeira, que traz aconchego pela sua textura naturalizada. Ele também fez questão de trazer o máximo de iluminação natural para o apê.

O casal tinha o desejo de integrar a convivência da casa, pois gostam muito de receber amigos. Por isso, a cozinha se abriu e ocupou toda a parede lateral.

Na outra parede, o concreto faz oposição à madeira, criando uma proporção que alonga ainda mais o apartamento. Tudo planejado pelo Gregorious! A cortina acizentada, no mesmo tom do concreto, foi pensada também para compor essa unidade.

O sofá que delimita a “sala de estar” é um dos xodós, encontrado bem depois da mudança e de muita procura.

Apesar do apartamento ser inteiro integrado, o Gregorious fez escolhas inteligentes que segmentaram os espaços com o maior estilo. Veja que ideia legal: ele instalou grandes esquadrias e cortinas que, ao serem fechadas, isolam o escritório e a área de treino.

Tem um segredo escondido! Além de ser usada como sala de treino e como escritório, o Gregorios projetou UMA CAMA dentro do armário! Assim, a sala também pode virar quarto de visitas. Genial!

Uma outra forma muito linda de se conectar com a natureza foi o uso das pedras no banheiro do casal. “Meu lugar preferido”, conta Gregorios. Ele posicionou o chuveiro no teto para trazer uma cachoeira pra dentro de casa.

“Quando ligo o chuveiro, parece uma cachoeira nas montanhas, cercada por essas pedras” conta ele. Quantas sensações nós conseguimos criar com a escolha dos materiais e reposicionando o que é comum?

Já o banheiro dos dois filhos foi projetado para que eles aprendessem a dividir o espaço e tem até uma banheira. “A ideia era eles fazerem tudo juntos, como um time”, conta ele. O Gregorios também adora fitas de iluminação e coloca em lugares específicos, como dentro dos armários ou em cima dos espelhos. “Eu gosto de abrir e receber essa luz”, diz ele.

O quarto do casal traz novamente o aconchego da madeira. A vista para Moscou é de tirar o fôlego!

“Estamos aqui há um ano e meio. Se não terminamos algo nos primeiros três meses, não terminamos nos próximos dez anos”, brinca Gregorios.

Vale a pena assistir o vídeo completo para ver o próprio arquiteto mostrando orgulhosamente suas ideias para viver bem dentro das próprias necessidades. Adorei conhecer mais sobre a Moscou Moderna.

Para conhecer mais sobre o Grigorios Gavailidis:
https://www.instagram.com/gavalidis_greg/

E para conhecer mais sobre o seu escritório de arquitetura:
http://ga-fa.ru/index.html

Lembre-se de se inscrever aqui no canal: https://goo.gl/aFe7h9

Sigamos juntos!

Sempre existiram. Pessoas, lugares, encontros. Sempre existiram. Tangíveis, palpáveis, inimagináveis. Sempre existiram. Criações, intenções, ilusões. Sempre existiram. Existem, sempre existirão. Cenas que não são vistas somente com os olhos.

Write A Comment