Arte/ViagemCasas

ELA É DA SIBÉRIA, ELE É GREGO E MORAM NESSE APARTAMENTO MINIMALISTA QUE É A CARA DA MODERNA MOSCOU

Por janeiro 26, 2020 Sem Comentários

Em minha recente viagem a Moscou, na Rússia, visitei um apartamento moderno e minimalista projetado pelo próprio morador que expressa uma nova forma de morar por lá.

O projeto é genial e tem várias soluções de arquitetura para nos inspirar.

Ele é grego, ela é siberiana. O resultado dessa mistura foi um apartamento moderno e completamente apaixonado pela natureza e pela família.

O arquiteto Grigorios Gavalidis e sua esposa Aliena compraram 3 pequenos apartamentos e os uniram, resultando em um apartamento grande, fora dos padrões da atual Moscou.

O objetivo também era conseguir a melhor vista e a melhor incidência de sol no apartamento. O Grigorios não só projetou o próprio apartamento, como também fez parte do time de arquitetos responsável pelo projeto do prédio que é um marco da arquitetura na Moscou Moderna.

O Gregorios é muito conectado com a natureza, e isso foi fundamental na tomada de decisões na arquitetura da casa. Um exemplo é o uso da madeira, que traz aconchego pela sua textura naturalizada. Ele também fez questão de trazer o máximo de iluminação natural para o apê.

O casal tinha o desejo de integrar a convivência da casa, pois gostam muito de receber amigos. Por isso, a cozinha se abriu e ocupou toda a parede lateral.

Na outra parede, o concreto faz oposição à madeira, criando uma proporção que alonga ainda mais o apartamento. Tudo planejado pelo Gregorious! A cortina acizentada, no mesmo tom do concreto, foi pensada também para compor essa unidade.

O sofá que delimita a “sala de estar” é um dos xodós, encontrado bem depois da mudança e de muita procura.

Apesar do apartamento ser inteiro integrado, o Gregorious fez escolhas inteligentes que segmentaram os espaços com o maior estilo. Veja que ideia legal: ele instalou grandes esquadrias e cortinas que, ao serem fechadas, isolam o escritório e a área de treino.

Tem um segredo escondido! Além de ser usada como sala de treino e como escritório, o Gregorios projetou UMA CAMA dentro do armário! Assim, a sala também pode virar quarto de visitas. Genial!

Uma outra forma muito linda de se conectar com a natureza foi o uso das pedras no banheiro do casal. “Meu lugar preferido”, conta Gregorios. Ele posicionou o chuveiro no teto para trazer uma cachoeira pra dentro de casa.

“Quando ligo o chuveiro, parece uma cachoeira nas montanhas, cercada por essas pedras” conta ele. Quantas sensações nós conseguimos criar com a escolha dos materiais e reposicionando o que é comum?

Já o banheiro dos dois filhos foi projetado para que eles aprendessem a dividir o espaço e tem até uma banheira. “A ideia era eles fazerem tudo juntos, como um time”, conta ele. O Gregorios também adora fitas de iluminação e coloca em lugares específicos, como dentro dos armários ou em cima dos espelhos. “Eu gosto de abrir e receber essa luz”, diz ele.

O quarto do casal traz novamente o aconchego da madeira. A vista para Moscou é de tirar o fôlego!

“Estamos aqui há um ano e meio. Se não terminamos algo nos primeiros três meses, não terminamos nos próximos dez anos”, brinca Gregorios.

Vale a pena assistir o vídeo completo para ver o próprio arquiteto mostrando orgulhosamente suas ideias para viver bem dentro das próprias necessidades. Adorei conhecer mais sobre a Moscou Moderna.

Para conhecer mais sobre o Grigorios Gavailidis:
https://www.instagram.com/gavalidis_greg/

E para conhecer mais sobre o seu escritório de arquitetura:
http://ga-fa.ru/index.html

Lembre-se de se inscrever aqui no canal: https://goo.gl/aFe7h9

Sigamos juntos!