CasasPequenos Apartamentos

APARTAMENTO PEQUENO QUE CABE TUDO E MUITO MAIS – DESIGN PRÁTICO E LINDO QUE AJUDA A GANHAR ESPAÇOS

Por maio 8, 2019 Sem Comentários

No primeiro episódio da série PEQUENOS APARTAMRNTOS, apresento o pequeno espaço do designer Paulo Alves e da educadora Caroline Preta.

O casal transformou completamente um apartamento de 42m2: derrubaram as paredes e fizeram as divisórias mais leves, deixando o apartamento todo fluido e cheio de personalidade.

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN.

Afinal, como viver em um pequeno apartamento?

“Tem que ter muito segredo, e muita paciência” brinca a Carol.

O pequeno hall de entrada é preenchido com obras de artes de amigos e com objetos queridos, como a santa que era da mãe do Paulo e um adorno dos índios Yawanawás.

 “A gente fez uma super transformação, porque aqui era um apartamento padrão. A gente entrava aqui e era tudo bem pequenininho, cheio de paredes”, explica Paulo.

As paredes foram retiradas e todas as soluções de divisórias foram feitas com madeira, deixando somente duas paredes onde passam a parte hidráulica.

A sala é coberta por um enorme tapete colorido e psicodélico. Ousadia pura! O casal optou por um banco comprido para delimitar o espaço da sala, mas ainda mantendo a integração dos ambientes. Um detalhe legal de observar é que eles optaram pelo nível baixo de mobiliário, tanto na escolha da mesa quanto do belíssimo sofá verde, criando um estilo próprio.

Um dos pontos de destaque é uma cortina branca que atravessa o apartamento, criando privacidade nos cômodos quando desejado e até sendo aproveitada como “porta” do guarda-roupa do Paulo. Confessa pra mim: essa ideia é demais!

Ainda na sala, eles tiveram a ideia de usar uma prateleira como apoio para a cortina, ao invés de furar a parede ou prender no teto. Tudo foi comprado no tamanho pronto pra eles na Leroy Merlin. Genial!

O quarto do casal ficou enorme e aconchegante. Ao lado da cama, duas ótimas soluções para quem vive em espaços pequenos: pregar a luminária na parede, liberando o espaço no chão, e usar uma cadeira como criado mudo, que pode ser usada também quando receber visitas.

Você consegue encontrar várias opções estilosas de luminárias e cadeiras de vários tamanhos na Leroy Merlin. Aqui, eu já percebi que esse casal é que nem eu: apaixonado por cadeiras e bancos baixinhos, que estão espalhados por todo o apartamento!

O cabideiro e o puxador do guarda-roupa são feitos de galhos de goiabeira e limoeiro, uma solução linda e cheia de personalidade. “O simples é mais sofisticado!”, diz Paulo.

O banheiro é de gritar! A porta, assim como o hall de entrada, foi construída com compensado de virola, que é uma das madeiras mais baratas no mercado. “O Brasil tem doze mil espécies de madeira. Eu prefiro sempre usar aquela mais próxima da gente. Acho importante mostrar que dá pra fazer coisas muito bacanas com matéria-prima simples”, explica Paulo. A porta é mais fina e de correr, economizando espaço.

O piso foi feito com uma técnica chamada embrechamento, que consiste em preencher o cimento com pedras e dá uma aparência maravilhosa. O cimento também está presente em todo o revestimento das paredes do banheiro, que foi feito com uma mistura de massa acrílica, pó de cimento e um pouquinho de cola branca. Ao tirar os azulejos, eles ganharam mais espaço também. Anota essas dicas super baratas!

O espelho é daqueles convexos de garagem, também fácil de encontrar. E presta atenção: nada é desperdiçado nesse banheiro! Por fora é parede, por dentro, é armário.

A cozinha tem uma das soluções para espaços reduzidos mais legais que eu já vi! Cheia de armários e gavetas práticos para o dia-a-dia, o casal também construiu uma bancada super inteligente. Inverteram a posição da pia para a vertical, possibilitando estender a largura e abrindo mais espaço para trabalhar na cozinha. A bancada mais larga também possibilitou colocar o fogão e ainda sobrar um espaço para seus utensílios. Mas calma, que não é qualquer espacinho não! Eles tiveram a ideia de fazer cortes na própria madeira, para colocar facas, tesouras e colheres, mantendo o estilo e a organização. Eu amei!  

A lavanderia fica na lateral da cozinha, escondida pelas divisórias de madeira, e tem tudo que é essencial. “É aqui eu fico de castigo quando apronto”, brinca Paulo.

E quem disse que apartamento pequeno tem que ter só coisa pequena? O Paulo e a Carol abusam das obras de arte bem grandes, criando um contraste que incorpora estilo ao ambiente.

Na sacada, que é bem pequena e mal dá pra sair, eles criaram dois andares de caixotes cheios de plantas. Quem me conhece sabe que eu já amei!

“Eu acho que o negócio não é ter poucas coisas. É ter aquilo que faz sentido de verdade pra você. Nós temos muitas coisas aqui no apartamento, mas tudo tem uma história, um motivo para estar aqui. A gente não guarda tralha”, explica Paulo.

Vejam como o uso das cores é essencial para pontuar os ambientes do apartamento. A sala é bem colorida, o quarto tem cores mais sóbrias e a cozinha é bem mais clara, com tons de branco. Sacou, né?

Fiquei muito feliz de ver como esse casal transformou esse espaço com design, bom gosto impressionante e muitas histórias de vida. E o melhor de tudo: muitas das coisas que nós vimos no apartamento do Paulo e da Carol são encontradas facilmente em qualquer loja da Leroy Merlin ou no próprio site:

Gostou da visita? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias criativas.


A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN, que abraçou esse projeto com amor, pois assim como eu, acredita que nossas casas, independente do tamanho, são um reflexo de quem somos e cada detalhe pode e deve contar um pouco de nossas histórias de vida.