CasasPequenos Apartamentos

ELE MORA EM UMA SELVA – APARTAMENTO PEQUENO QUE VIROU UMA FLORESTA TROPICAL

Por junho 19, 2019 Sem Comentários

Você já viu algo pela primeira vez hoje?

Prepare-se…

Nesse episódio apresento uma FLORESTA TROPICAL em plena cidade!

Conheça o pequeno apartamento do Taniel Toy, um barista colecionador de plantas tropicais e de tatuagens inacabadas. Ficou curiosx também? Vem comigo!

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN.

Pensa em um apartamento de 42m² de tirar o fôlego. Pensa em um cara alto astral que ama a natureza. Quando o Taniel abriu a porta e eu vi seu pequeno apartamento, precisei até dar uma pausa. Era MUITA planta! Mas assim, MUITA! Maravilhoso!

Fui recebido com todo o carinho pelo Taniel e começamos o tour por sua floresta particular direto na sacada. Me diverti vendo ele desviando das enormes folhas verdes que tomam conta do pequeno espaço. Isso já me mostrou o quanto ele respeita as plantas que dividem esse lar exótico com ele. “Eu sempre falo que tenho minha casa exatamente do jeito que eu sonhei desde os 16 anos de idade.”, conta Taniel.

Na pequena sacada, ele explica que mapeou toda a luz e organizou as plantas estrategicamente. Para aproveitar melhor o espaço reduzido, ele mesmo construiu uma bancada de madeira que deu um segundo andar para suas plantas e criou um nicho para guardar sapatos.

Entre espécies exóticas de vários tamanhos e idades, ele confessa que o antúrio é sua planta favorita, uma raridade colombiana. Um astral maravilhoso no ambiente que só a natureza pode proporcionar. Você achou que era a louca das plantas? Xiii…

A profissão de Taniel, barista, significa especialista em café. Quando a gente ama nossa profissão, ela reflete até na decoração de nossa casa. Ainda na sacada, algo que é a cara dele: uma grande saca de juta de café sendo usada como tapete. Amei! Inclusive, Taniel me contou que essas sacas lindas vão parar de ser produzidas no Brasil.

Quando passamos para a sala, reparei que todas as molduras de seus quadros eram da mesma madeira, Pinus segundo ele, criando uma harmonia linda na parede. Em uma lado da sala, um sofá disputa espaço com as outras moradoras: as plantas. Penduradas no teto ou em cima de banquetas, cada uma tem seu lugar adequado para seu crescimento saudável.

Na outra parede, nada de televisão nas estantes, somente livros e objetos de coleção. Sua mesa de trabalho é vidro com cavaletes da mesma madeira, o que particularmente se integrou muito bem no estilo natural do pequeno apartamento.

Ao redor do balcão da cozinha, ele relembra com carinho da sua primeira solução de decoração: três banquetas altas, também de madeira Pinus, compradas na Leroy Merlin anos atrás. “Esses bancos estão comigo desde que eu cheguei. Eu sou de Cachoeira do Sul-RS e sempre fui o mais estranho da cidade porque sempre tive muitas tatuagens. Um dia eu peguei uma mochila e disse: tchau mãe, estou indo embora pra São Paulo” lembra ele rindo.

A madeira Pinus não foi uma escolha somente estética. “Por causa do frio, a casa da minha mãe no Sul tem tijolos por fora e madeira por dentro. É mais afetivo ter esse Pinus em todas as partes da minha casa”, conta Taniel.

Com carinho, ele nos ensina que a memória é uma grande inspiração para decorar. Lição anotada, né? Um destaque da parede são os penduradores feitos de pés de sofá, que ficaram um charme e foram usados na sala e na cozinha. Dica do Taniel: use fitas resistentes para pregar quadros e outros objetos em paredes difíceis de furar ou que passam encanamento.

O Taniel contou que o apartamento dele é alugado. O interessante é que muitos dos pequenos apartamentos que estou visitando são alugados, ou seja, dá pra caprichar mesmo que não seja sua casa própria, com dicas fáceis como essa. Pode arrasar!

Inclusive, na cozinha, as plantas continuam penduradas e dividindo até os espaços que o Taniel usa para trabalhar. “Eu cozinho bastante, mas não tiro as plantas. Acho que me habituei aos lugares que consigo ir, respeitando meu espaço e o espaço delas na cozinha” conta ele.

Na lateral da geladeira, uma solução incrível para espaços de qualquer tamanho: uma tábua estilo PEGBOARD com pequenas prateleiras e suportes móveis. Lindo!

A área de serviço também tem sua dinâmica própria para acomodar todas as plantas e ainda manter a sua funcionalidade. Além de lavar poucas roupas por vez, Taniel também usa a lavanderia comunitária do prédio. “Eu sei que eu tenho muitas plantas, mas eu sei também que tenho poucos móveis, e são somente os que eu realmente uso”, diz ele.

Apesar da quantidade fora do comum de plantas, posso afirmar que em nenhum momento nos sentimos apertados, e sim, dentro de um jardim abraçados pela natureza.

“O que você quer da sua casa? Eu quero me sentir aconchegado”

@toy.taniel

Chegando na área íntima, descubro que a pia é fora do banheiro. Uma das coisas mais legais do mundo que eu adoro. Mesmo pequeno, o banheiro é um charme, com cestos e velas combinando com o astral da casa. Dentro do box do chuveiro, o Taniel pendurou um ramo de eucalipto porque, segundo ele, o vapor libera um óleo que faz bem para doenças respiratórias, como a sinusite. Uaaaa! Vou transferir meu eucalipto para o banheiro agora!

Agora chegamos no quarto desse apartamento-selva incrível. O branco predomina tanto quanto o verde. Na cabeceira da cama, uma prateleira branca com vasos de plantas e quadros que acompanham o estilo da casa. Somente o necessário: um criado mudo para livros e luminária, e no outro lado da cama, espadas de São Jorge morando dentro de um cesto indígena. Maior astral!

“Eu gosto dessa combinação de branco e Pinus. As cores da minha casa vêm das plantas. Se você perguntar, minha casa é verde, mas os elementos tem cores que vêm da natureza.” O Taniel não precisou quebrar nenhuma parede nem fazer pinturas para compor a decoração desse apartamento único no mundo. Ele só precisou habitar seu pequeno apartamento com quem ele é. Com o que acredita. O resultado é mágico.

“A sua casa é como você se sente. Aqui dentro é onde eu me sinto mais feliz. Minhas plantas, meu café. Tudo na minha casa é usado de alguma forma. Eu sei quantos amigos posso receber em casa e todos já conhecem a dinâmica aqui” explica Taniel.

Agora, quero saber Taniel…Cadê o café??? Para finalizar nossa entrevista, Taniel fez um café incrível, marrom avermelhado, e contou como é seu ritual de todos os dias, servindo cafézinho para o santo e sentando pra observar as plantas na sacada. Foi incrível presenciar como a decoração pode deixar a gente tão à vontade. Valeu pela visita alto astral, Taniel!

Isso sim é decorar com plantas! O Taniel Toy trouxe muitos destaques que valem a pena anotar. Confere aí:

Gostou da visita? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias criativas.


A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN, que abraçou esse projeto com amor, pois assim como eu, acredita que nossas casas, independente do tamanho, são um reflexo de quem somos e cada detalhe pode e deve contar um pouco de nossas histórias de vida.

Deixe um Comentário