CasasPequenos Apartamentos

É O PRIMEIRO APARTAMENTO PEQUENO DELE – TEM LUGAR PARA TUDO E AINDA ESPAÇO DE SOBRA

Por julho 3, 2019 Sem Comentários

Nesse episódio da série PEQUENOS APARTAMENTOS, vamos visitar o Bernardo Neves em um apartamento de apenas 42m2, em que cada cantinho foi projetado com inteligência para caber tudo o que ele precisa. O Bernardo tinha dois pedidos na reforma: espaço de circulação e dois banheiros. Vamos descobrir como essas demandas foram resolvidas? Vem comigo!

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN.

Tudo começou com a prancha de surf. Como colocar dentro do pequeno apartamento? A solução: guardar na vertical, apoiada em um painel estilo PEGBOARD. Ocupando uma parede inteira na sala, o painel possui furos que servem como suporte para as prateleiras móveis.

Bebidas, quadros, capacetes e um relógio são alguns dos itens que ele expõe junto com a prancha. “Esse relógio é de 1876, da França, meu avô comprou. Fica aqui para lembrar da família” conta Bernardo. Dica: esse painel também serviu para esconder o quadro de luz.

No lavabo, o piso é de granilite, a parede tem pintura de cimento queimado e, curioso: o espelho é pregado diretamente no revestimento da parede. Gostei! Dica: quando o banheiro não tem janela, use um exaustor.

O apartamento do Bernardo tem a sala e a cozinha integradas, mas as paredes do quarto foram mantidas. Aliás, ele conta que, para preservar espaço, tirou o guarda roupa do quarto e levou para a sala. A cama baú foi uma ótima solução para guardar grandes objetos, como a capa da prancha de surf e mais capacetes de moto. Já deu pra perceber o estilo aventureiro do Bernardo, né?

Um pouco de industrial, um pouco de praiano, como ele mesmo diz. O mesmo cimento queimado mantém a identidade nas paredes do quarto, mesclando com as esquadrias em preto. Eu amei que ele usou um suporte comprido como cabeceira da cama — e colocou mais quadros praianos. Uma ideia inteligente, também usada no lavabo, é colocar luminárias pregadas na parede, na própria cabeceira ou direto no teto. Em pequenos espaços, é importante aproveitar todas as alturas com criatividade.

Uma linda cômoda de madeira aquece o tom industrial do quarto, onde ele guarda as peças de roupa mais íntimas. Mas é na sala que estão todas as suas roupas! Como? Segura a curiosidade que a gente já vai chegar lá. Um segredo que Bernardo usou pra criar um clima aconchegante no quarto é a luz indireta, uma escolha que eu adoro.

Dica do Bernardo: saiba onde posicionar o ar condicionado no seu pequeno apartamento. Ele conseguiu resolver a climatização da casa inteira ao apontar a saída do vento pra porta da sala, fazendo o ar circular.

Conforme o Bernardo pediu, além do lavabo existe o banheiro da suíte. Aqui, as paredes ganharam um tom de azul que super combinam com a sua personalidade, e um grande espelho, dando profundidade e a impressão de que o ambiente é maior. Um ótimo truque para espaços reduzidos.

Na sala, o segredo da organização desse pequeno apartamento: armários brancos que se estendem até a cozinha integrada. É aqui na sala que ele guarda todas as suas roupas! Essa é uma ideia incrível para solucionar um problema comum em espaços pequenos: ter um guarda-roupa e uma cama no mesmo cômodo, sem ficar apertado. Mas, com a solução de transferir o armário para a sala, tem lugar pra tudo e ainda espaço de sobra.

“É tudo muito funcional”, diz Bernardo.

@bernardoneves

Os armários na sala não chegam até o chão, sobrando espaço para colocar um rack com mesmo tom de madeira da cômoda. Dica importante: a parte central do rack esconde os cabos e aparelhos eletrônicos, como modem e video-game, e é vazada para não superaquecer e para permitir a passagem das ondas dos aparelhos.

O visual da sala é completado por um sofá acizentado, que era da mãe dele e combinou perfeitamente com o apartamento. “A gente bateu um rolo nesse sofá” brinca Bernardo. O tapete vermelho traz vivacidade e aquece o ambiente, além de ser lindo. O piso continua granilite cinza. Um charme!

Quer outra dica essencial para pequenos apartamentos? Tenha móveis que possam ser usados para diversas situações. Esse sofá também vira cama, para receber visitas.

Os armários continuam na cozinha integrada, onde ele consegue guardar todos seus alimentos e utensílios. O microondas ficou escondido no armário, criando um visual mais clean para o ambiente. Juntar estratégia com seu próprio estilo é o segredo! As escolhas estéticas do apartamento estão sempre alinhadas com as necessidades do Bernardo.

Como queria livre circulação, a mesa saiu da cozinha e foi para a varanda. Falando na varanda… Que sonho! Com fechamento de vidro, a sacada do Bernardo é bem comprida e tem ligação com seu quarto e com a sala. A única mesa do pequeno apartamento fica ali e é usada para refeições e para trabalhar, com uma vista incrível para a cidade!

A lavanderia fica escondida atrás de um armário projetado especialmente para manter a organização. Como em todos os armários da casa, as arquitetas escolheram o fecho click, que mantém uma limpeza visual bem agradável. Atrás das portas do armário: máquina de lavar roupas, gaveta de roupa suja e produtos de limpeza. “Como eu gosto de receber amigos, a gente colocou uma pia aqui fora, mas também pode ser usada como tanque”, explica Bernardo.

Do outro lado da varanda, outro armário esconde o ar condicionado e, surpresa: um pequeno varal fica guardado, podendo ser puxado conforme necessidade, como uma gaveta. Um outro desejo realizado foi a churrasqueira elétrica, que faz companhia para uma chopeira na bancada em cima do armário. Uma das partes preferidas do Bernardo, né?

“Primeiro você tem que pensar que tipo de pessoa você é e levar isso muito em conta. No meu caso, gosto de receber muitas pessoas em casa, então tem que ter espaço pra receber a galera. Segundo, respeite suas peculiaridades, como eu que queria ter dois banheiros. Terceiro, tente achar uma planta de apartamento que sirva bem para as ideias que você quer colocar em prática. E depois aproveite seu bom gosto e decore” aconselha Bernardo.

Esse episódio foi um exemplo maravilhoso de como é possível aproveitar sua personalidade na decoração do seu PEQUENO APARTAMENTO e ainda torná-lo extremamente funcional. Nesse caso, o Bernardo não quis quebrar todas as paredes e juntar os cômodos, mantendo apenas seu quarto fechado. Para quem tem sempre amigos em casa, ele quis preservar sua privacidade. E por que não?

Fico muito feliz e orgulhoso de poder oferecer esse conteúdo e ainda indicar muitas das coisas que nós vimos nesse apartamento na própria Leroy Merlin. Anota aí:

O projeto foi realizado pelas meninas da @concretize_interiores

Gostou da visita? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias criativas.


A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN, que abraçou esse projeto com amor, pois assim como eu, acredita que nossas casas, independente do tamanho, são um reflexo de quem somos e cada detalhe pode e deve contar um pouco de nossas histórias de vida.

Deixe um Comentário