Três amigos criativos se uniram e abriram um espaço sem definições limitadas, mas sim com caminhos e mentes abertas para infinitas possibilidades de criações. O nome já diz muito: PLANO AVESSO.
O espaço era grande, lindo, iluminado, mas precisava de um toque mais ousado e criativo. Foi aí que eles aceitaram um desafio proposto pela Suvinil de transformar esse lugar usando 35 cores diferentes da cartela 2020. Vamos ver o resultado?
Este é o último episódio da primeira temporada da série Olhares e Detalhes, apresentada pela Suvinil. Obrigado pela companhia e sigamos juntos!
O Plano Avesso é formado pela arquiteta Nicole Tomazi, o designer Sérgio Cabral, o fotógrafo Marcelo Oséas e o Fusca, o cachorrinho deles.

O Marcelo explicou que eles possuem um fluxo de trabalho muito complementar. “São três criativos que produzem, recebem clientes, dão aulas”, diz ele. O espaço alugado recebeu soluções econômicas e inteligentes que você pode fazer na sua própria casa.

“É um espaço que comporta nossas atividades de modo bem abrangente”, explica Sérgio. O mais incrível desse ambiente é que ele foi mobiliado e decorado com as produções dos próprios “moradores”, ou seja, é como uma grande exposição de arte. As coleções de seus trabalhos têm um estilo bem brasileiro, com destaque para o artesanato regional e os materiais rústicos. Por isso, casaram muito bem entre si e na decoração.

“Fazer isso na zona sul da cidade faz parte também de ser do avesso. É uma questão de descentralizar, tratar o território amplo”, completa Nicole sobre o projeto.
O desafio proposto pela Suvinil para o Plano Avesso foi usar as 35 CORES TENDÊNCIA 2020 no espaço. “A gente quis fazer um complemento do mobiliário já existente”, diz Marcelo.

A Nicole explica que eles criaram algumas regrinhas para fazer as composições.
– Quando a textura da parede muda, troca a cor.
– Quando há encontro de quinas, troca a cor.
– Os eletrodutos acompanham a cor da parede, até quando troca.

Essa sala de estar ganhou as cores da cartela “Repenso”, combinando com o conceito do projeto de repensar o que é “normal” ou “certo”. Por isso está logo na entrada! Encontramos nas paredes as cores Calda de maple, Marrom Bombom, Canela e Geleia de Amora.


Fotografias, mobiliários e muitos objetos de arte estão cuidadosamente expostos, cada um com seu cantinho. Até o Fusca tem a sua cama de crochê especial feita pela Nicole. Na parte inferior da parede, a vibrante AZUL INFINITO, e na superior, AZULEJO DE CASA.
Esses são os “seres biogalácticos”, feitos de crochê pela Nicole e o Sérgio.

Aqui, eles contam que a Nicole tinha o domínio da técnica de crochê e ensinou para o Sérgio, que acabou aplicando criativamente – e às vezes até “errado”, resultando nessas peças super inusitadas e criativas. Mais uma vez o conceito de Plano Avesso em ação. “O domínio da técnica nesse caso criou uma limitação, uma necessidade de fazer certo, perfeito”, explica Sérgio. Que lição, não é?

O quadro na transição de cores veio de uma vontade que o Marcelo sempre teve de ousar.
Esse é o ambiente da segunda paleta de cores, chamada “Adapto”. Os expositores já eram deles, e foram pintados para separar suas obras por séries.
“Isso também faz parte das cores dessa cartela Adapto que é para ambientes menores, tem relação com compartimentar os espaços pela cor, e nós fizemos isso”, explica Nicole.

Essa cadeira feita pelo Sérgio, por exemplo, ganhou maior destaque com uma moldura própria na cor AÇUCENA.
Agora, repare nas “luminárias mais baratas do mundo”:



O Sérgio explica que, atualmente, as lâmpadas fluorescentes de led só precisam ser ligadas por um lado, então você pode reforçar essa conexão com uma fita e simplesmente pendurar na vertical. O resultado é incrível!
A última paleta de cores, chamada “Equilíbrio”, tem cores mais leves e ficou para o lado do laboratório. Sim, eles têm um laboratório literalmente e nós já vamos chegar lá.

Esse é o CINZA URBANO, um tom que pode ficar mais cinza ou mais esverdeado, dependendo da iluminação. A caixa laranja ANOS 70 virou quase um elemento escultural.
Um túnel AZUL INFINITO com um toque de luz AMARELO SIMPLICIDADE leva aos banheiros.


Dica da Nicole: se a sua casa for alugada e você quiser trazer cor para o banheiro, pode pintar o teto ao invés de pintar os azulejos. Assim, não corre o risco de ter problemas quando for sair do imóvel.


Essa é uma série de esculturas de vidro soprado feitas pela Nicole. Quando eu disse que ia visitar artistas não estava brincando!!

Outra dica bem legal é misturar tons da mesma cor, pois cria um efeito de luz e sombra bem interessante. Aqui vai uma combinação perfeita: ROSA VIBRANTE e IKEBANA.


Chegando no laboratório, encontramos mais obras de arte de tirar o fôlego!

Essa sala foi dedicada especialmente para a cor do ano, chamada MANTRA. Para compor essa sala, os três criaram essa escultura com vidros descartados da indústria, exatamente no mesmo tom de verde.
“Não é cenário, nós trabalhamos aqui. Então, fizemos as escolhas de como queremos trabalhar dentro das nossas verdades. Por isso as pessoas se sentem à vontade aqui”, diz Nicole.

Por ser um ambiente que precisa estimular a criatividade, existem muitas cores vibrantes espalhadas, mas também é possível fazer isso em casa. Uma dica da Nicole é criar alguns pontos de cor que estimulem e tragam vida para a casa, como pintar a porta ou somente uma parede da sala.
Estou babando nessas combinações! É inspiração que não acaba mais. Essa é a parte do escritório da Nicole:
Esse relógio de ponto super antigo ainda funciona! Aliás, a Nicole fez questão de nos dar uma dica importantíssima: conheça o bairro em que você mora. Todos os móveis desse ambiente são super antigos e estilosos, e eles compraram super barato do próprio vizinho.

Esse banheiro é o maior astral. Eles selecionaram todas as cores rosadas e usaram no mesmo ambiente, subindo para o teto o roxinho UVA ROSADA. Esse tipo de pintura transforma qualquer espaço!
Aliás, a série Olhares e Detalhes nos ensinou muito sobre como podemos transformar ambientes simples em verdadeiras galerias de arte usando somente pinturas criativas. Adorei! Veja mais detalhes desse projeto sensacional:



Conheça mais sobre o PLANO AVESSO: https://www.sympla.com.br/planoavesso
Segue abaixo as cores de tendência da Suvinil para você usar e abusar na sua casa.
- Amazonita – http://bit.ly/2rkM4YX
- Igarapé – http://bit.ly/2XIPlNA
- Regata – http://bit.ly/2rkMfU7
- Fórmica – http://bit.ly/33lxJZk
- Cinza-urbano – http://bit.ly/34kfKE4
- Simplicidade – http://bit.ly/2OjgCTN
- Cesto de palha – http://bit.ly/2XHIiF4
- Pão de Ló – http://bit.ly/33lLcAm
- Anos Setenta – http://bit.ly/2DbQ54q
- Marrom Bombom – http://bit.ly/2Dht00l
- Calda de Maple – http://bit.ly/2DhskrD
- Canela – http://bit.ly/2DdawxN
- Pudim de Leite – http://bit.ly/2XJIgwi
- Chapéu de sol – http://bit.ly/2rmGOE0
- Chão Batido – http://bit.ly/34jxbof
- Creme de Canela – http://bit.ly/33eNiCh
- Suco de maçã – http://bit.ly/2OiGUW7
- Açucena – http://bit.ly/33fWB4U
- Hena – http://bit.ly/34tUrQF
- Rouge – http://bit.ly/34lixwy
- Belvedere – http://bit.ly/34mchVE
- Geleia de Amora – http://bit.ly/37zDxBT
- Rosa Vibrante – http://bit.ly/2QROKYr
- Frapê de Uva – http://bit.ly/2KTDuHj
- Uva Rosada – http://bit.ly/2qIaUBO
- Ikebana – http://bit.ly/2OGIQHe
- Sombra Azul – http://bit.ly/2OMt9hu
- Céu Nublado – http://bit.ly/2siAFJH
- Cor do céu – http://bit.ly/2OF1AGW
- Azulejo de Casa – http://bit.ly/2KU2cr0
- Azul Infinito – http://bit.ly/35x3zny
- Rio Ebro – http://bit.ly/37Fzjca
- Contemplação – http://bit.ly/2KSEtrw
- Horizonte – http://bit.ly/2XQG2v9
- Mantra – http://bit.ly/37AXdp5
Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/
E também no site: https://www.suvinil.com.br/
Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9