Casas

ESPAÇO MEGA COLORIDO, CRIATIVO, LIVRE E SEM RÓTULOS – LUGAR PERFEITO PARA TRABALHAR

Três amigos criativos se uniram e abriram um espaço sem definições limitadas, mas sim com caminhos e mentes abertas para infinitas possibilidades de criações. O nome já diz muito: PLANO AVESSO.

O espaço era grande, lindo, iluminado, mas precisava de um toque mais ousado e criativo. Foi aí que eles aceitaram um desafio proposto pela Suvinil de transformar esse lugar usando 35 cores diferentes da cartela 2020. Vamos ver o resultado?

Este é o último episódio da primeira temporada da série Olhares e Detalhes, apresentada pela Suvinil. Obrigado pela companhia e sigamos juntos!

O Plano Avesso é formado pela arquiteta Nicole Tomazi, o designer Sérgio Cabral, o fotógrafo Marcelo Oséas e o Fusca, o cachorrinho deles.

O Marcelo explicou que eles possuem um fluxo de trabalho muito complementar. “São três criativos que produzem, recebem clientes, dão aulas”, diz ele. O espaço alugado recebeu soluções econômicas e inteligentes que você pode fazer na sua própria casa.

“É um espaço que comporta nossas atividades de modo bem abrangente”, explica Sérgio. O mais incrível desse ambiente é que ele foi mobiliado e decorado com as produções dos próprios “moradores”, ou seja, é como uma grande exposição de arte. As coleções de seus trabalhos têm um estilo bem brasileiro, com destaque para o artesanato regional e os materiais rústicos. Por isso, casaram muito bem entre si e na decoração.

“Fazer isso na zona sul da cidade faz parte também de ser do avesso. É uma questão de descentralizar, tratar o território amplo”, completa Nicole sobre o projeto.

O desafio proposto pela Suvinil para o Plano Avesso foi usar as 35 CORES TENDÊNCIA 2020 no espaço. “A gente quis fazer um complemento do mobiliário já existente”, diz Marcelo.

A Nicole explica que eles criaram algumas regrinhas para fazer as composições.

– Quando a textura da parede muda, troca a cor.

– Quando há encontro de quinas, troca a cor.

– Os eletrodutos acompanham a cor da parede, até quando troca.   

Essa sala de estar ganhou as cores da cartela “Repenso”, combinando com o conceito do projeto de repensar o que é “normal” ou “certo”. Por isso está logo na entrada! Encontramos nas paredes as cores Calda de maple, Marrom Bombom, Canela e Geleia de Amora.

Fotografias, mobiliários e muitos objetos de arte estão cuidadosamente expostos, cada um com seu cantinho. Até o Fusca tem a sua cama de crochê especial feita pela Nicole. Na parte inferior da parede, a vibrante AZUL INFINITO, e na superior, AZULEJO DE CASA.

Esses são os “seres biogalácticos”, feitos de crochê pela Nicole e o Sérgio.

Aqui, eles contam que a Nicole tinha o domínio da técnica de crochê e ensinou para o Sérgio, que acabou aplicando criativamente – e às vezes até “errado”, resultando nessas peças super inusitadas e criativas. Mais uma vez o conceito de Plano Avesso em ação. “O domínio da técnica nesse caso criou uma limitação, uma necessidade de fazer certo, perfeito”, explica Sérgio. Que lição, não é?

O quadro na transição de cores veio de uma vontade que o Marcelo sempre teve de ousar.

Esse é o ambiente da segunda paleta de cores, chamada “Adapto”. Os expositores já eram deles, e foram pintados para separar suas obras por séries.

“Isso também faz parte das cores dessa cartela Adapto que é para ambientes menores, tem relação com compartimentar os espaços pela cor, e nós fizemos isso”, explica Nicole.

Essa cadeira feita pelo Sérgio, por exemplo, ganhou maior destaque com uma moldura própria na cor AÇUCENA.

Agora, repare nas “luminárias mais baratas do mundo”:

O Sérgio explica que, atualmente, as lâmpadas fluorescentes de led só precisam ser ligadas por um lado, então você pode reforçar essa conexão com uma fita e simplesmente pendurar na vertical. O resultado é incrível!

A última paleta de cores, chamada “Equilíbrio”, tem cores mais leves e ficou para o lado do laboratório. Sim, eles têm um laboratório literalmente e nós já vamos chegar lá.

Esse é o CINZA URBANO, um tom que pode ficar mais cinza ou mais esverdeado, dependendo da iluminação. A caixa laranja ANOS 70 virou quase um elemento escultural.

Um túnel AZUL INFINITO com um toque de luz AMARELO SIMPLICIDADE leva aos banheiros.

Dica da Nicole: se a sua casa for alugada e você quiser trazer cor para o banheiro, pode pintar o teto ao invés de pintar os azulejos. Assim, não corre o risco de ter problemas quando for sair do imóvel.

Essa é uma série de esculturas de vidro soprado feitas pela Nicole. Quando eu disse que ia visitar artistas não estava brincando!!

Outra dica bem legal é misturar tons da mesma cor, pois cria um efeito de luz e sombra bem interessante. Aqui vai uma combinação perfeita: ROSA VIBRANTE e IKEBANA.

Chegando no laboratório, encontramos mais obras de arte de tirar o fôlego!

Essa sala foi dedicada especialmente para a cor do ano, chamada MANTRA. Para compor essa sala, os três criaram essa escultura com vidros descartados da indústria, exatamente no mesmo tom de verde.

“Não é cenário, nós trabalhamos aqui. Então, fizemos as escolhas de como queremos trabalhar dentro das nossas verdades. Por isso as pessoas se sentem à vontade aqui”, diz Nicole.

Por ser um ambiente que precisa estimular a criatividade, existem muitas cores vibrantes espalhadas, mas também é possível fazer isso em casa. Uma dica da Nicole é criar alguns pontos de cor que estimulem e tragam vida para a casa, como pintar a porta ou somente uma parede da sala.

Estou babando nessas combinações! É inspiração que não acaba mais. Essa é a parte do escritório da Nicole:

Esse relógio de ponto super antigo ainda funciona! Aliás, a Nicole fez questão de nos dar uma dica importantíssima: conheça o bairro em que você mora. Todos os móveis desse ambiente são super antigos e estilosos, e eles compraram super barato do próprio vizinho.

Esse banheiro é o maior astral. Eles selecionaram todas as cores rosadas e usaram no mesmo ambiente, subindo para o teto o roxinho UVA ROSADA. Esse tipo de pintura transforma qualquer espaço!

Aliás, a série Olhares e Detalhes nos ensinou muito sobre como podemos transformar ambientes simples em verdadeiras galerias de arte usando somente pinturas criativas. Adorei! Veja mais detalhes desse projeto sensacional:

Conheça mais sobre o PLANO AVESSO: https://www.sympla.com.br/planoavesso

Segue abaixo as cores de tendência da Suvinil para você usar e abusar na sua casa.


Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Sempre existiram. Pessoas, lugares, encontros. Sempre existiram. Tangíveis, palpáveis, inimagináveis. Sempre existiram. Criações, intenções, ilusões. Sempre existiram. Existem, sempre existirão. Cenas que não são vistas somente com os olhos.

Write A Comment