CasasPequenos Apartamentos

MICRO APARTAMENTO DOS SONHOS – ELE USOU SUAS MELHORES IDEIAS DE DECORAÇÃO

Por setembro 11, 2019 Sem Comentários

No episódio 10 da série PEQUENOS APARTAMENTOS, eu fui visitar o arquiteto Rafael Zalc em seu micro apartamento de 50m².

Como o Rafa mesmo disse, em seus projetos de arquitetura ele sempre realizou os sonhos dos clientes, e agora era a hora de realizar o seu próprio sonho.

A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela Leroy Merlin.

Essa é a primeira visão que temos ao entrar, quase como um quadro.

O projeto foi realizado pelo próprio Rafael, em parceria com a Mona Singal do @rua141arquitetura. Vale a pena conhecer o trabalho, pois para cada projeto desenvolvido, uma ação social é realizada. Demais né?


“Esse é o apartamento dos meus sonhos. Tudo o que eu sempre quis fazer nos projetos, eu fiz aqui”, conta Rafa empolgado.

Aqui ele precisava solucionar suas principais necessidades: o escritório e a área social para receber amigos.

A madeira de demolição no piso foi mantida exatamente como ela é, preservando as “imperfeições” que deixam tudo mais belo. Já deu pra ver que o Rafa é dos nossos, né? E esse tapete maravilhoso vem da paixão dele pela cor azul, o único ponto de cor na casa, já que o restante das cores vem das texturas naturais.

Vamos para a cozinha? Olha essa bancada maravilhosa! Ao mesmo tempo que acolhe o cooktop e a pia, também foi projetada para ter espaço suficiente pra usar como mesa.

A pia, na verdade, é uma cuba dupla, com escorredor e tábua. A esponja, o detergente e o rodinho ficam escondidos em suportes dentro da própria cuba. Muito prático!


É claro que esse armário estava guardando alguma surpresa!

Ao abrir a porta camarão, o Rafa revelou sua pequena área de serviço. Aqui ficam escondidos o micro-ondas, a máquina de lavar roupas, o tanque, o interfone e os produtos de limpeza.

Apartamento pequeno tem que pensar nos mínimos detalhes.

@zalc.arq

Esse painel de madeira pintado de preto fosco abriga mais do que apenas armários. As portas apontadas para a cozinha são a despensa, e as portas apontadas para o quarto são o closet, formando um grande cubo.

Mas a surpresa é que o banheiro também está escondido nesse cubo! Naquela portinha ali, camuflada. E é o banheiro dos SONHOS mesmo!

Aqui já vi algo que eu adoro: banheiro com piso de madeira. Afinal, a área molhada é lá dentro do box, e o Rafa também pode usar de lavabo. “É uma extensão do apartamento”, diz ele. Inclusive, para preservar a madeira, ele optou pelo vaso suspenso.

A bancada é mais estreita que o normal e por isso o misturador foi aplicado na parede. Agora, olha essa ideia para o espelho que genial! O Rafa construiu um nicho na parede e escondeu sua “perfumaria” particular, como diz ele. Tudo no estilo industrial preto, harmonizando com os outros elementos.


Dentro do box, foi aplicada uma textura que eu fiquei apaixonado. São como bolinhas de gude divididas e, segundo o Rafa, superconfortáveis de pisar. E ainda dá um visual maravilhoso!

Para finalizar, o chuveiro embutido no teto de gesso e o toalheiro aquecido foram destaques desse banheiro dos sonhos.

O quarto do Rafa fica parcialmente integrado com o resto do apartamento. Ele escolheu separar a área social da íntima apenas com essa estante de vergalhão e chapa metálica.

“A chapa metálica está em sua cor original e vai oxidando com o tempo e com a água das plantas, e vai ficando manchada. Mas essa era a ideia mesmo”, explica Rafa. Estilo nos mínimos detalhes!

A TV gira 360º

Repare na estrutura central da estante, atrás de televisão. Ali, foi projetada uma torre central giratória que esconde todos os fios e ainda cria uma textura superinteressante, tanto para o quarto quanto para a sala.

Falando em quarto…

A cabeceira da cama é uma das mais diferentes que eu já vi. Feita com lona de caminhão usada, ela tem manchas originais de graxa e é preenchida com estofado.

A cama é bem baixinha e foi projetada pelo Rafa e a Mona. “A cama, normalmente, ocupa 70% da área do quarto pequeno. Então, uma cama muito alta vira um trambolho, acaba deixando o quarto compacto. Você fazendo uma cabeceira de fora a fora e colocando uma cama mais baixa dá a impressão que o quarto é bem maior”, explica Rafa. Anotou a dica, né?

Outra dica é o uso de criados-mudos verticalizados. Com mais andares de prateleiras ou gavetas, você consegue colocar mais objetos.

A mesa mais leve foi escolhida para não “atrapalhar” a vista da cidade.

Quando o Rafa disse que era o apartamento dos sonhos, ele não estava brincando! “Tudo o que tem aqui era meu sonho de consumo. Escolhi a dedo todas as peças que eu sempre quis”, conta Rafa. Que lindo!

Esse lustre LINDO é do estúdio de design 80e8 todo feito com tubulação de gás. O modelo chama “Medusa” e não precisa nem dizer por quê, né?

Outro destaque incrível: repare como nada está apoiando a parte central da mesa que o Rafa está sentado. Aliás, é a mesa do seu escritório na parte elevada, e na parte mais baixa é um grande banco para caber todos os amigos na mesa.

“Foi um superdesafio essa mesa porque ela é como se fosse uma ponte. Tem uma estrutura metálica dentro, então veio pronta da marcenaria. Foi içada já nessa posição, encaixada e daqui ela não sai. Foi feita para esse apartamento”, explica Rafa.

Os canos foram aproveitados para compor a decoração industrial

A escolha do projeto foi remover a porta de vidro que separava o terraço da sala, e integrar todos os ambientes. No meio da obra, esses canos largos apareceram e foram aproveitados na decoração industrial ao serem pintados de preto.

O revestimento de concreto é maravilhoso. Na parede, o néon já deixa o recado “Pense sobre as coisas de uma forma diferente”.

Nesse micro apartamento, o Rafael colocou toda sua criatividade e bom gosto para fazer um dos apartamentinhos mais lindos que já te mostrei. E o mais importante: como ele vive feliz e confortável nesse lugar. Adorei!

Para conhecer mais sobre o arquiteto Rafael Zalc: https://www.instagram.com/zalc.arq/

Claro que me inspirei em vários detalhes e deixo aqui abaixo minhas sugestões que você pode encontrar na Leroy Merlin:

Lembre-se de se inscrever no meu canal: https://goo.gl/aFe7h9

Gostou da visita? Clique aqui e aproveite para conhecer outros apartamentos pequenos com muitas ideias criativas.


A série PEQUENOS APARTAMENTOS é apresentada pela LEROY MERLIN, que abraçou esse projeto com amor, pois assim como eu, acredita que nossas casas, independente do tamanho, são um reflexo de quem somos e cada detalhe pode e deve contar um pouco de nossas histórias de vida.