Casas

MINI APARTAMENTO COM DECORAÇÃO MAXIMALISTA, CHEIA DE ESTAMPAS E COM DICAS PARA ESPAÇOS PEQUENOS

Por fevereiro 16, 2020 Sem Comentários

Esse é aquele tipo de apartamento pequeno que eu sempre quis te mostrar! Apesar de ser um apartamento minúsculo, de apenas 30m², ele é SUPER MAXIMALISTA!

O designer de interiores, Marcelo Arabe fez todo o projeto e a decoração trazendo elementos muito presentes nas histórias que vive com a esposa Naila Savieri.

Como o Marcelo ressalta, nesse apartamento ele quebrou todas as regras recomendadas para apartamentos pequenos. Aqui nada de espelhos para ampliar, nada de cores sóbrias e claras e muito menos espírito minimalista.

A ordem aqui é abusar das cores, das estampas e das histórias contadas com uma mistura bem humorada de motivos étnicos e tropicais.

Para começar, essa pintura na parede foi o primeiro trabalho em preto e branco do artista Reginaldo Pereira, um especialista em tropicalismo.

“A grande dica desse apartamento é não ter o fechamento até o teto. Você consegue ficar no sofá ou na cama e ver toda a extensão do teto”, explica ele.

O teto é um papel que imita folha de ouro. “O uso de cores dá aconchego, não precisa ter medo de usar, não traz abafamento”, diz Marcelo. Eles não tiveram medo mesmo!

Qual o segredo para integrar tantas estampas e cores?

“Você tem que partir de uma cor”, explica Marcelo. Segundo ele, você seleciona a cor principal da estampa e uma secundária, e a partir delas, desenvolve todo o projeto.

Os objetos com diferentes estampas, mas com cores em comum, criam uma harmonia que não destaca um ou outro, formando uma paisagem de peculiaridades. As cores escolhidas aqui foram o azul e o rosa, e posteriormente, foram escolhidas as cores derivadas, como o verde e o laranja.

O rosa veio da cortina e o azul da parede. A mesma estampa da cortina foi escolhida para dar luz à um tapete, criando uma unidade na sala.

Uma das genialidades desse apartamento, e que considero umas das melhores dicas, é utilizar as próprias roupas e acessórios como parte da decoração. Quando quer se produzir é só pegar da parede.

Amei essa forma de usar a decoração e/ou decorar com o que se usa no dia a dia. Aqui, o Marcelo teve a sorte de ter uma esposa mega estilosa!

“Eu adoro moda. O Marcelo integra tudo o que eu gosto na decoração. O apartamento foi feito praticamente pra mim”, brinca Naila. Com essa técnica, além de deixar o apartamento estiloso, a personalidade do casal transborda em cada cantinho, contando histórias e trazendo lembranças. E fica tudo à mão!

Agora, para tudo pra ver essa estante! Repare como eles concentram o uso de algumas cores em regiões da prateleira. Para saber onde ele comprou, ganhou ou garimpou cada um desses objetos, assista o vídeo completo!

Para os fãs de soluções inteligentes, anota essa dica: o móvel giratório que é quadro de um lado e TV do outro. A novidade aqui é que os tubos e fios ficaram bem escondidos, e no mesmo rack, uma mesa fica guardadinha para ser usada quando precisar.

Os puffs foram reformados para virarem baú também, uma ótima solução para quem tem poucos armários.

Você deve estar se perguntando: cadê a cozinha? Bem, se estamos falando de economia de espaço…

A mini cozinha tem cooktop de duas bocas, uma hortinha, armários, prateleirinhas. Segundo o casal, é suficiente para os dois, mas na rotina é preciso ter uma alimentação mais leve para não deixar cheiro ruim na casa.

Para morar em pequenos espaços, não basta adaptar somente sua decoração. A forma como você vive também precisa de novos hábitos, de novas formas de enxergar a vida cotidiana.

“Eu adoro misturar o étnico e o tropical. Sempre misturo cores e estampas. Aqui no quarto, nós temos nossas cores preferidas, a Naila gosta de rosa e verde, e eu de azul e verde”, conta Marcelo. Aqui no cantinho dele, foi usada uma combinação que ele chama de “bleen”, que é o blue/azul e o green/verde.

O papel de parede é um tecido ecológico e o candelabro verde em formato “chandelier” é de madeira, um grito!

Nenhuma peça é por acaso. A Naila explica que o casal procura adquirir de pequenos produtores, artesãos, de quem realmente produz artes únicas ou de quem apoia essas pessoas.

Aqui no banheiro, a paixão pelos cestos fica evidente! Uma dica ótima de custo baixo e que traz um efeito super moderno é o uso de cimentício para cobrir os azulejos originais.

Na parede do box, peças de cerâmica inspiradas em uma artista australiana que ele adora.

É incrível conhecer diferentes formas de viver e de se relacionar com o próprio entorno. Adorei esse casal de amigos que vou levar pra sempre!!

Para conhecer mais o trabalho do Marcelo Arabe como designer de interiores: https://www.instagram.com/marceloarab…

Lembre-se de se inscrever no meu canal: https://goo.gl/aFe7h9