Casas

MORAR EM HARMONIA COM A NATUREZA – CASA CABANA COM JARDIM IMENSO, CONSTRUÍDA COM REUSO DE MATERIAIS

Por novembro 17, 2019 Sem Comentários

Hoje eu te levo para Minas Gerais e apresento o arquiteto Hérmanes Abreu em sua casa cabana toda construída com materiais reutilizados de outras obras, peças de garimpo e demolição.

Eu adoro te mostrar casas assim, com jardim imenso, cheias de histórias de vida e de reuso de materiais fazendo a experiência de morar uma verdadeira harmonia com a natureza e sustentabilidade possível. Vem comigo!

Ao som dos pássaros em um lugar cheio de verde, cheguei na casa do arquiteto Hérmanes já me sentindo realmente em Minas Gerais. “Refúgio”, como ele mesmo chama.

A cabana foi construída por ele em 1997, dimensionada para o dia a dia. Como está sempre envolvido em obras, o Hérmanes utilizou quase 100% de materiais reaproveitados nessa construção.

Ele geralmente trabalha com grandes obras multifamiliares e comerciais, por isso estou super curioso para descobrir seu lado “caseiro”.

“Você se tornar seu próprio cliente é olhar para seu interior. A casa diz sobre quem você é”, diz ele.

A varanda é um charme! As cadeiras lindas e super mineirinhas são da década de 60. Essa bancada lateral era uma madeira de montagem de obra, utilizada para apoiar metais.

“Essa madeira passou por muita coisa durante a obra. Todas aquelas pessoas trabalhando nela. Deve ter muita energia. Agora está descansando, apoiando orquídeas”, conta Hérmanes.

Como eu sempre digo por aqui, cada detalhe da casa importa e pode ser muito mais especial.

A entrada pela sala já traz o cimento queimado no chão e mais madeiras de aproveitamento. “Restos e sucatas de obra”, diz Hérmanes. Adoro como ele nos mostra na prática que tudo depende do jeito que você enxerga o “resto”.

“É um novo começo”, diz Hérmanes.

“Nós ficamos um ano aqui sem luz, só usando lamparinas”, conta ele sobre as garrafas de vinho que expôs em cima do armário.

Essa porta na lateral esquerda da foto é madeira de demolição, encontrada em Juiz de Fora com um amigo.

O banquinho ao lado do armário é uma réplica que traz uma memória linda da infância do Hérmanes. Geralmente ficava ao lado do fogão à lenha para as crianças ficarem sentadas e conversando.

Falando em fogão à lenha, esse é o fogão oficial da casa!

É claro que já estou imaginando o cafezinho que esse mineiro vai fazer para nós.

Essa é a Dirce, esposa do Hérmanes que divide essa forma de morar incrível com ele. Na cozinha, muitas ideias de reaproveitamento. Os armários embaixo da bancada foram feitos com madeira peroba rosa encontrada em uma caçamba no Rio de Janeiro.

Esse é o único banheiro da casa, e que banheiro! É claro que as madeiras utilizadas na bancada e nos outros detalhes são reaproveitadas.

O Hérmanes conta que sempre visita os lugares que serão demolidos antes, em busca de novos tesouros.

Os guarda-roupas do closet foram herança de família.

Agora, chegamos no quarto que é quase uma outra casinha.

Tudo muito rústico e romântico, com cama baixa, móveis antigos de herança e muitos detalhes afetivos nas paredes.

Inclusive, a parede é de concreto pintado diretamente. Um astral que se completa com uma vista maravilhosa da natureza mineira.

Completamente integrada com o ambiente que a cerca, a casa continua com uma área de lazer cheia de espaço para receber amigos.

Repare nesses troncos de madeira que ele reaproveitou de uma fazenda para fazer uma instalação com plantas.

Esse é o estúdio do Hérmanes, onde ele cria de tudo. Tudo mesmo! Cheio de instrumentos diferentes, alguns que inclusive ele mesmo criou, muitas inspirações e memórias antigas.

“Eu não sou um arquiteto. Eu trabalho com criação. Pra mim, a criação é o objetivo da minha vida. Eu nasci para criar. As linguagens que eu escolhi foram música, escultura, xilogravura e arquitetura, mas podiam ser outras coisas”, explica ele.

Claro que no final dessa visita, tomamos café moído na hora e feito no fogão à lenha. Adorei essa visita cheia de ideias maravilhosas, mas principalmente, completamente conectada com nossos princípios de viver bem com aquilo que nos faz bem, que nos traz memórias e torna nossa casa única.


Conheça mais sobre o trabalho do Hérmanes Abreu: http://hermanesabreu.com/hermanesabreugrupo/HOME.html

Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Me siga no Instagram:instagram.com/lifebylufe/