CasasOlhares e Detalhes

REFORMA MODERNA E ECONÔMICA TRANSFORMA APARTAMENTO ALUGADO SEM GASTAR MUITO

Por outubro 30, 2019 Sem Comentários

Como reformar um apartamento alugado? Já que não dá para fazer obras e nem quebra-quebras, como fazer para deixar mais moderno, mais bonito e, principalmente, sem gastar muito?

No Episódio 14 da Série Olhares e Detalhes, eu te apresento a Kika Mattos da TRIART Arquitetura e ela nos mostra um apartamento todinho redecorado sem fazer nenhuma reforma estrutural. Sim! Eles transformaram o apartamento inteiro só usando tintas e muita criatividade.

A série Olhares e Detalhes é apresentada pela Suvinil.

Entrar no hall do apartamento é como entrar em outro universo. A Kika pintou parede, porta e teto de entrada da cor laranja PAPOULA da Suvinil.

“O nome do apartamento é ‘Apartamento Elétriko’ porque os donos são assim, elétricos”, conta Kika cheia de bom humor. A escolha da cor é justamente para trazer essa energia!

Como o apartamento é alugado, o desafio para a Kika foi em dobro. Os moradores da casa já tinham, inclusive, uma grande parte dos móveis.

Na sala de estar, a cor escolhida foi a CINZA ASFALTO, uma tonalidade de cinza bem escuro.

A Kika explicou que a técnica usada nesse apartamento é a mesma estratégia das galerias de arte: pintar teto e parede de uma mesma cor, para fazer um “fundo neutro” para as obras.

Aqui nesse lar, os quadros são parte de destaque da decoração.

O pé direito é bem alto, então a Kika não precisou se preocupar com criar uma sensação de ambiente fechado. Em caso de pé direito mais baixo, a dica é escolher cores mais claras.

Repare como o trilho de iluminação da sala fica propositalmente direcionado para os quadros. Isso que é charme!

O lavabo foi inteiro pintado com a cor JARDIM NOTURNO da Suvinil, uma tonalidade de verde mais escuro também. Inclusive no teto!

A sala de TV já tinha marcenaria também, e ganhou a pintura somente na metade da parede com a cor PATATIVA, um “preto acinzentado” que a Triart prefere usar para ficar mais leve que o preto cru. Em cima, o cinza clarinho CRÔMIO, que já mostrei bastante aqui e também “quebra” o branco.  

Olha que demais! A Kika pintou até a marcenaria pela metade, criando um ambiente cheio de personalidade.

Inclusive continuando até a porta!

“Tinta é vida: enjoou, muda!”, brinca Kika. E não custa caro!

Esse corredor ficou incrível! Por ser muito comprido, eles pintaram de verde JARDIM NOTURNO, um tom propositalmente mais escuro para diminuir a sensação de amplitude e criar uma espécie de túnel. Além disso, uma obra de arte maravilhosa com plantas do artista baiano @kiolo.

A Kika explica que para espaços mais fechados, é interessante trazer o verde da natureza para dentro. Se o morador prefere não ter plantas, ela escolhe obras de arte com imagens da natureza, como árvores e flores.

Esse é o quarto do menino que, como dá pra perceber, adora azul. A cor escolhida para inundar esse ambiente foi o azul UNIFORME ESCOLAR. Cada ambiente desse projeto é muito diferente um do outro, devido às escolhas das tintas. Estou adorando!

Uma dica da Kika é usar tons acinzentados das cores que você gostar, para não ficar tão saturado.

O banheiro foi pintado inteirinho também, até o teto, com a mesma cor PATATIVA da sala de TV.

A moradora queria muito que seu quarto fosse rosa. O rosa é uma cor particularmente difícil de trabalhar, segundo a Kika, então a escolha foi um tom bem clarinho mesclado com o cinza escuro PATATIVA.

ROSA CARINHO é o nome da cor usada. Tudo de bom, né?

“A cor de cima sempre sobe para o teto”, explica Kika.

Vamos conhecer a parte favorita da Kika? A “varanda elétrika”.

O bar invadiu o quadro nessa composição de gritar! As plantinhas foram colocadas estrategicamente com o banco comprido, montando um lounge agradável para receber as visitas.

“O layout tem que ser multiuso, ter flexibilidade”


@kikamattos

A área social foi delimitada no teto com as cores, fazendo uma passagem incrível para a cozinha que, aliás, com essa janela ficou parecendo uma casinha.

A Kika explica que a tendência para separar espaços é realmente pintar cada ambiente de uma cor, inclusive o teto, criando uma espécie de “caixa” que delimita sem precisar construir parede. Ideal para casas alugadas, também!

A cozinha incrível foi pintada na cor CINZA ASFALTO, e já foi entregue com o balcão e a marcenaria.

Claro, inclusive pintada até o teto, uma marca registrada desse projeto!

Cada detalhe tem muita cor, uma personalidade eletrizante dos moradores da casa. Por isso, o fundo neutro cria uma espécie de moldura que destaca os objetos que eles já tinham. Genial!

A pintura pode ser o destaque no seu projeto, uma solução que depende apenas de criatividade e evita quebra-quebra. Eu adorei conhecer esse apartamento e fiquei super curioso pra saber quem mora aqui.

Para conhecer mais sobre o trabalho da TRIART, siga o Instagram deles: @triart.arquitetura

A Triart brilhou nessa reforma ao misturar com maestria as cores da Suvinil. Segue abaixo algumas delas, assim já te ajuda a escolher para você também:


Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!