CasasOlhares e Detalhes

REFORMA RÁPIDA – EM APENAS UMA SEMANA, GASTANDO POUCO, SEM QUEBRA-QUEBRA E O APARTAMENTO FICOU LINDO

Por novembro 20, 2019 Sem Comentários

Reformar a casa o mais rápido possível e sem gastar muito. Esse é o sonho de todos nós, não é?

No episódio 15 da série Olhares e Detalhes nós vamos visitar um apartamento repaginado sem quebra-quebra pelo escritório ARQTAB ARQUITETURA. As meninas fizeram uma transformação total em apenas UMA SEMANA. Curioso(a)? Vem comigo!

A série Olhares e Detalhes é apresentada pela Suvinil.

Quem me acompanhou nessa visita foram as arquitetas Audrey Carolini e Thamires Mendes, duas queridas super criativas e bem humoradas que me contaram todos os detalhes dessa reforma rápida e econômica.

“Aqui a gente tinha um budget um pouco limitado e a necessidade de ser uma obra rápida e limpa”, explica Audrey. “A nossa cliente mora aqui e não podia ficar em outro lugar enquanto a reforma acontecia. Então, foi realmente uma repaginação”, completa Thamires.

Quem nunca passou por uma situação parecida? As meninas abusaram do recurso das tintas e trouxeram personalidade para o apartamento de forma bem prática e econômica.

Começando pela porta de entrada, que ganhou destaque com a cor CHOCONHAQUE. Aqui a estratégia foi criar um contraponto com a parede oposta, pintada nesse mesmo tom de rosa.

“Foi uma obra super rápida, demorou cerca de uma semana para ficar pronta”, conta Audrey. Dá pra acreditar?

Este projeto está sendo feito por etapas, conforme demanda e orçamento disponível. Afinal, é possível contratar um arquiteto para trabalhar em cada ambiente por vez, ao invés de ter que esperar por uma reforma completa. Anota essa dica!

A sala e o quarto foram os ambientes escolhidos para protagonizar a decoração, segundo uma pesquisa de vários dias das meninas convivendo com a cliente, escolhendo os objetos mais importantes, aprendendo sua rotina, enfim, trazendo alma para o projeto.

O ambiente da sala de estar foi delimitado apenas usando a cor verde CAPIM-DE-CHEIRO, sem precisar de paredes, móveis ou divisórias.

Os cestos de palha expostos são o toque de “brasilidade” que as meninas do estúdio ArqTab sempre trazem, seja com as texturas ou com objetos que enaltecem a produção do artesanato nacional.

A sala de estar virou um cubo moderno, com combinações de cores cinza, branco e verde nos objetos e plantas. A marcenaria foi um elemento escolhido para trazer unidade para o projeto.

As meninas contam que a cliente mora aqui desde que nasceu e, por isso, a parte emocional foi muito influente na concepção do projeto. Aliás, a mãe da moradora era artista plástica e essa veia artística refletiu nas escolhas da filha e do próprio escritório de arquitetura.

“Muito do que tem aqui é para que ela se sinta abraçada pela mãe”, explica Audrey.

Um detalhe incrível – e quase imperceptível – é que as paredes da sala de jantar estão inteiras pintadas de branco GELO, com exceção da parede embaixo da prateleira.

Da prateleira para baixo, a parede foi pintada em um tom de cinza bem clarinho chamado ESPUMA GELADA. Um charme! A prateleira alta que passa por cima da porta serviu para esconder a viga e acomodar as plantas que recebem os visitantes da casa, quase como um portal de entrada.

Na parede branca, memórias da própria moradora foram usadas como objetos de decoração, trazendo essa energia que torna cada lar único.

Esse baú também pertence à moradora desde que ela era criança. “Não adianta querer jogar fora tudo o que o cliente tem e comprar tudo novo. Como isso vai contar a história dele?”, diz Thamires.

A combinação das cores foi uma escolha pensada. A Audrey explica que o rosa é um tom de aquecimento e está na entrada da área íntima, trazendo aquela sensação de aconchego junto com a iluminação mais amarelada. Em contraste, existe o ar de respiro e descompressão, retratados pelo verde na área social.

Vamos conhecer o quarto? No caminho, as meninas me mostraram a cozinha e o banheiro, ambientes que serão reformados futuramente.

O quarto é mais monocromático, com uma cabeceira de madeira pinus tratado aquecendo o ambiente e pontos de cores estratégicos. Na parede, todo o charme do cimento queimado feito com a massa para efeitos da Suvinil, na cor cinza Elefante.

No hall do quarto, as meninas optaram pela tinta lousa na cor PRETO ABSOLUTO. Além de possibilitar escrever e desenhar com giz, essa tinta é mais resistente. No restante do ambiente, predominou a mesma tonalidade da sala, o cinza ESPUMA GELADA.

A opção de fazer a cabeceira na mesma extensão da parede é para criar a ilusão do quarto ser maior. As meninas deixaram toda a infraestrutura pronta para essa cabeceira receber luzes de led caso a moradora queira futuramente.

Para não atrapalhar a iluminação, a prateleira é bem alta e contorna a parede. Embaixo, as meninas criaram uma bancada para a cliente conseguir trabalhar em casa. Mais uma exemplo da marcenaria que criou uma unidade para o apartamento inteiro.

Para conhecer mais sobre o trabalho das arquitetas do ARQTAB, siga abaixo: https://www.instagram.com/arq.tab/

E para arrasar na sua casa usando as mesmas cores Suvinil que elas usaram, é só clicar nos links:

Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/


Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!