CasasOlhares e Detalhes

SUPER LIMÃO E UM OÁSIS COLORIDO NO CENTRO DA CIDADE – PROJETO INOVADOR DE UMA HAMBURGUERIA MODERNA

Por setembro 18, 2019 Sem Comentários

No episódio 11 da série Olhares e Detalhes, eu fiquei de queixo caído ao conhecer uma casa comercial totalmente fora do comum, bem no centro de São Paulo. O arquiteto Thiago Rodrigues, do estúdio Super Limão, me apresentou o projeto da Hamburgueria Bullger, onde as cores e as plantas foram usadas para criar um ambiente incrível.

A série OLHARES E DETALHES é apresentada pela Suvinil.

Tudo aqui tem um motivo! Sabe aquele tradicional ladrilho hidráulico usado nas calçadas de São Paulo com o desenho do estado? O Thiago conta que eles desconstruíram e reconstruíram em uma nova composição, fazendo referência às batatas fritas vendidas na hamburgueria.

“Nós fizemos essa câmara amarela que faz a transição entre a parte externa e interna da loja”, explica Thiago. Já deu pra perceber que vai ser uma mudança de ambientes radical, né?

A intenção da fachada era mesclar com o ambiente do centro. As paredes externas  foram pintadas na cor cinza PATATIVA e as outras intervenções gráficas foram feitas por artistas. Para criar contraste e chamar bastante atenção, a entrada foi pintada na cor amarelo AÇÚCAR MASCAVO.

Uma das ideias principais do projeto era criar essa espécie de “oásis” cheio de plantas. Portanto, o Super Limão já sabia que ia precisar de muitos suportes. A solução adotada foi o porta pallet, uma estrutura modular que foi usada no projeto inteiro.

Segundo o Thiago, o porta pallet é uma espécie de estante reforçada que pode mudar de altura conforme necessidade. Tem essa aparência bastante industrial, mas com muita criatividade pode ser transformada e usada para diversas situações. Aqui, as cores foram essenciais para criar as atmosferas desejadas.

Quando o Thiago usou a palavra oásis, ele não estava exagerando. “A maior intervenção que a gente fez no imóvel foi a abertura desse vão na laje, criando um pé direito duplo. Na cobertura, também fizemos duas aberturas para trazer bastante iluminação natural para as plantas”, explica Thiago.

Essa escada é praticamente uma intervenção artística! Por necessidade de colocar mais perto da entrada, o pessoal do estúdio decidiu tratar a escada como uma escultura mesmo.

O que deixou a escada mais incrível foi a pintura na cor laranja SUCO DE ACEROLA, além da iluminação de leds embutidas no guarda corpo

Essa escolha estrutural para a escada também possibilitou deixar o salão do térreo mais intimista, porque evitou a circulação de pessoas entre as cadeiras.

Para trazer uma iluminação mais pontual para as mesas, a escolha foram essas luminárias de laboratório que eu amei. Aqui elas se tornaram uma atração à parte, com suas lentes distorcidas no meio igual de dentista.

Todas as estruturas modulares foram pintadas de cinza PATATIVA, mas o projeto também trouxe outras propostas de cinzas, como o CRÔMIO e o ELEFANTE.

“Nós criamos essas aberturas também pra aproveitar ao máximo tudo o que acontece aqui no Centro”, conta Thiago.

Vista incrível para o Edifício Copan

Além da vista para o tradicional Edifício Copan, o próprio movimento da cidade e seus “personagens” são uma atração para quem quer ter uma experiência única enquanto faz sua refeição.

“Se a pessoa vem sozinha, ela pode sentar, comer e contemplar tudo isso”, conta Thiago.

Aqui foi criada uma grande ilha explorando ao máximo as possíveis composições das estruturas porta pallets. Uma bancada alta, um sofá que deriva dela com mesas soltas na frente, tudo com cuidado até para uma mesa não interferir na outra.

As estruturas fixas também vieram como solução para o tipo de serviço oferecido, que é o autoatendimento. Como não tem funcionários limpando as mesas, os próprios clientes têm formas de manter a organização no salão.

Cada projeto tem uma história e um detalhe que o torna mais interessante.

@superlimao

As cores da Suvinil foram fundamentais para deixar esse projeto moderno e inovador, a começar pela entrada amarela e pelo destaque dado à escada cor Suco de Acerola. Segue a lista de cores para você também se inspirar no seu projeto:

Siga o estúdio Super Limão: https://www.instagram.com/superlimao/

Acompanhe a Suvinil no Instagram: https://www.instagram.com/tintas_suvinil/

E também no site: https://www.suvinil.com.br/

Lembre-se de se inscrever no meu canal também: https://goo.gl/aFe7h9

Obrigado e até o próximo episódio de Olhares e Detalhes!